Home / Cotidiano

COTIDIANO

Goiás planeja iniciar vacinação contra Covid-19, em fevereiro

Para o secretário de Saúde do Estado de Goiás, Ismael Alexandrino, afirmou que, aguarda iniciar a vacinação nos goianos contra Covid-19 a partir do final de fevereiro. A espera foi comunicada por ele nesta terça-feira (8).

O condutor da SES-GO estava seguindo uma reunião do Ministério da Saúde com governadores, sobre a produção, autorização e aplicação das vacinas no Brasil. Na ocorrência, o ministro Eduardo Pazuello confirmou que este é o prazo inicial para a aprovação das doses pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

"Nossa expectativa é de começar a vacinação ao final de fevereiro, mas o grande montante deve acontecer de forma maciça no segundo semestre", explicou.

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), sustentou que prenuncia que, se forem imunizados preferencialmente a população do grupo de risco, servidores da Saúde e da Segurança Pública, o estado deve precisar de cerca de 1,8 milhão de doses, inicialmente.

"O controle deve ser feito pelo governo federal, que adquire e distribui igualitariamente, de acordo com o número de pessoas do grupo de risco em cada estado. [...] Cabe a nós ter todo aparato de seringas, enfermeiros, técnicos em enfermagem, locais de distribuição e ambiente apropriado para aplicá- la", explicou o governador.

Conforme o site G1, Alexandrino também falou sobre essa preparação do estado para aplicar as vacinas. De acordo com ele, Goiás já comprou mais de dois milhões de seringas e agulhas para garantir a aplicação das doses.

"Fomos o primeiro estado que fez essa aquisição. Como havia uma incerteza e, seringa e agulha não dependem de registro, compramos para que, se houver algum imprevisto, não sejamos prejudicados", destacou.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias