Home / Cotidiano

COTIDIANO

Apple será solicitada pelo Procon para fornecer carregador para iPhones

Nesta quarta-feira (2), Fundação Procon-SP fez novo comunicado caso o consumidor solicite o carregador do iPhone, a Apple deverá disponibilizar. O órgão brasileiro já havia solicitado o esclarecimento dos novos smartphones, sendo vendidos sem adaptador de carregador.

A Apple promoveu os iPhones 11, XR, SE e agora 12 sem entregá-lo com carregador. A empresa fundada por Steve Jobs afirmou, que os aparelhos estão sendo entregues assim com o objetivo a redução da emissão de carbono e lixo eletrônico. De acordo com eles os usuários da marca já possuem o adaptador e não utilizam o novo.

Fernando Capez diretor executivo do Procon-SP, ponderou "é incoerente fazer a venda do aparelho desacompanhado do carregador, sem rever o valor do produto e sem apresentar um plano de recolhimento dos aparelhos antigos, reciclagem etc", pontua Capez. E acrescenta "os carregadores deverão ser disponibilizados para os consumidores que pedirem".

"A conduta da Apple será analisada pela diretoria de fiscalização e, caso sejam constatadas infrações à lei, poderá ser multada conforme prevê o Código de Proteção e Defesa do Consumidor", declarou o Procon.

Conforme o Procon-SP, os carregadores são essenciais para o uso do produto. A Apple também não esclareceu se o uso de outro pode comprometer a "segurança do procedimento". Além de não falarem sobre garantia e o objetivo de ganho ambiental devido à remoção.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias