Home / Cotidiano

COTIDIANO

Temporal causa explosões em postes, Macapá

Apagão atinge Macapá e outros 12 municípios do Amapá, há 21 dias, e ontem moradores da capital ainda enfrentaram outro problema, causado por uma forte chuva. Foi a mais intensa do ano, houve explosão e curto- circuito na rede elétrica do bairro Brasil Novo, zona Norte de Macapá, por volta das 12h.

Segundo o Núcleo de Hidrometeorologia e Energias Renováveis (NHMet), foi a mais forte chuva registrada no ano. Em uma interrupção de pouco menos de uma hora ocorreu o acúmulo de 74 milímetros de chuva. A previsão do NHMet era de 45 milímetros.

Conforme a Companhia de Eletricidade do Amapá (CEO), declarou que o problema na rede elétrica foi causado pelo atrito entre dois cabos de alta tensão, provocado pela ventania. O incidente acabou deixando algumas residências localizadas na rua Laranjeiras completamente sem energia. A empresa informou também, que as equipes operacionais regularizaram a condição por volta das 2h25 de hoje.

Para Laura Machado, jornalista, 22 anos e moradora no bairro Buritizal, na zona Sul, contou que a forte chuva alagou diversas moradias. "Começou ontem a tarde e diversas pessoas ficaram indignadas. Casas foram totalmente inundadas, invadidas pela água da chuva e também do esgoto. Não é a primeira vez que inunda e pessoas perderam muitas coisas".

Ainda segundo comentários da jornalista, alagamentos atingiram tanto a zona Sul, quanto a zona Norte da cidade, e também destacou que o fornecimento em forma de rodízio não funciona de forma prevista pelo governo. Ela relata que em diversas localidades de Macapá o tempo de fornecimento de energia é inferior ao previsto.

De acordo com o Ministério de Minas e Energias, a situação da falta de energia no estado deve ser normalizada até quinta-feira (26). No sábado (21), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), esteve no local e foram acionados geradores termoelétricos nas subestações de Santana e Santa Rita. O órgão também afirmou que com os geradores termoelétricos o fornecimento de energia chegou a 87% em todo o estado

A espera do Ministério é que na quinta (26) seja concluída a montagem de um transformador, levado de Laranjal do Jari para Macapá, e a situação seja normalizada, com uma disponibilização de energia superior ao do dia 3 de novembro, data em que se iniciou o problema.

A notícia é do site Uol, e além disso, durante a visita, Bolsonaro também expressou que nos próximos dias será publicada uma Medida Provisória (MP), isentando todos os consumidores do Amapá do pagamento de energia nos últimos 30 dias.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias