Home / Cotidiano

COTIDIANO

E-Título: Mais de 503 mil eleitores já justificaram ausência

Neste domingo (29), segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 503.559 eleitores justificaram ausência às urnas por meio do aplicativo e-Título, no segundo turno das eleições municipais entre as 7h e 12h05.

Neste segundo turno, só consegue utilizar o e-Título quem baixou o aplicativo e se cadastrou até as 23h59 de sábado (28). A medida foi tomada para evitar a instabilidade causada pela sobrecarga no sistema da Justiça Eleitoral no primeiro turno.

O aplicativo tem funcionado "adequadamente e sem instabilidade", segundo a Justiça Eleitoral. Diferente do primeiro turno onde ocorreu falhas no e-Título, impedindo muitos eleitores de justificar ausência através da ferramenta digital.

Além do aplicativo, a partir de amanhã (30), pelo prazo de 60 dias, o eleitor pode justificar sua ausência presencialmente ou na internet, no portal Justifica, do TSE.

Mas nesse caso a Justiça Eleitoral pede que algum tipo de comprovação seja anexado, como uma passagem ou uma reserva de hotel, por exemplo.

Caso o eleitor não justifique por três eleições seguidas, por ficar sujeito a sanções, tendo o título de eleitor cancelado e sendo impedido, por exemplo, de prestar concursos públicos ou emitir documento oficial, entre outros. Segundo tribunal, cada turno de votação é contabilizado como uma eleição independente.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias