Home / Cotidiano

COTIDIANO

Caiado: “Sempre fomos defensores do Tribunal Regional do Trabalho”

Durante solenidade que marcou a inauguração do Complexo Trabalhista de Goiânia e a comemoração dos 30 anos de instalação do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) - 18ª Região, nesta segunda-feira (30/11), o governador Ronaldo Caiado lembrou que em seu primeiro mandato como deputado federal foi convidado para conhecer a estrutura da Corte em Goiás. Na época, lembrou, o local contava com pouco espaço e “dificuldades para se dar um tratamento adequado, digno de uma Justiça que faz com que haja cada vez mais cidadania em nosso Estado”. Caiado ressaltou que, a partir daí, destinou emendas para a aquisição de uma área para iniciar as obras de expansão do complexo. “Modéstia à parte, a bancada de Goiás nunca faltou ao TRT de Goiás. Sempre fomos defensores de algo que é orgulho para nós”, disse.

Segundo Caiado, a inauguração desta obra, localizada no Setor Bueno, dignifica e consolida a importância da Corte para toda a sociedade goiana. “Vocês têm a celeridade nas decisões”, destacou. “Está entre os três primeiros tribunais do país, em termos da solução para que possa trazer a tranquilidade e segurança jurídica e, ao mesmo tempo, a dignidade e cidadania a todos aqueles que são trabalhadores e os empresários do nosso Estado”, acrescentou Caiado.

Presidente do TRT 18ª Região, o desembargador Paulo Pimenta lembrou de todo o esforço envolvido na construção do Complexo, bem como o apoio do Conselho Superior da Justiça do Trabalho e da bancada goiana no Congresso Nacional. Pimenta falou da atuação de Caiado para a conclusão do projeto. O governador, em suas palavras, “sempre proporcionou recursos ao seu alcance para a continuidade da obra”.

Paulo Pimenta também destacou o trabalho de cada servidor na construção do legado da entidade e ressaltou o recente reconhecimento Conselho Nacional de Justiça, que na última sexta-feira agraciou o TRT 18º com o Prêmio CNJ de Qualidade 2020 no seu mais alto grau, a categoria diamante. “O nível de excelência da dedicação de todo esse efetivo ao longo de 30 anos acaba de ser mais uma vez reconhecido”, disse.

Atualmente, o TRT de Goiás conta com sedes próprias no interior e na capital. Está presente em 31 localidades com o funcionamento de 51 unidades judiciárias. São 48 Varas do Trabalho e três postos avançados, tendo jurisdição em todo o Estado. O TRT goiano, considerado um tribunal de médio porte, conta com a atuação de 110 magistrados, entre desembargadores, juízes titulares e substitutos. Além disso, são mais de 1.600 colaboradores, entre servidores e auxiliares (estagiários e terceirizados).

Complexo Trabalhista
Com 79 mil metros quadrados de área construída, o complexo é composto pelo Edifício Ialba-Luza, destinado às unidades administrativas. Conta também com o Fórum Trabalhista Octávio Maldonado, que abriga as 18 Varas do Trabalho de Goiânia e demais unidades de apoio ao primeiro grau de jurisdição. A estrutura dispõe de novos blocos, que vão dar espaço para os gabinetes de desembargadores, as salas de sessões das Turmas e do Pleno e as demais unidades judiciárias de 2º grau, além dos órgãos de apoio à presidência e vice-presidência. O Complexo Trabalhista de Goiânia centraliza os setores administrativos e judiciários do Tribunal, facilitando o acesso a todos os serviços prestados na capital em um só lugar.

Ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e ex-presidente do TRT de Goiás, Breno Medeiros participou da solenidade representando a presidente do TST, ministra Maria Cristina Peduzzi. Além dele, estiveram presentes o prefeito de Goiânia, Iris Rezende, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), desembargador Leandro Crispim; vice-presidente do TRT 18ª Região, Daniel Viana; presidente da Associação dos Magistrados do Trabalho, Juiz Alexandre Piovesan; procurador chefe do Ministério Público do Trabalho, Thiago Ranieri; e presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Goiás (OAB-GO), Lúcio Flávio.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias