Cotidiano

Propagandas sobre Covid-19 terão que ser interpretadas em libras

diario da manha

O projeto de lei que determina a disponibilização em libras de todos os informativos emitidos pelo Poder Executivo sobre medidas de prevenção  à Covid-19 foi sancionado nesta quarta-feira, 28, e agora é lei.

Autor da proposta, o deputado estadual Delegado Eduardo Prado, além de determinar a tradução/interpretação em libras dos materiais informativos, estabelece que os materiais traduzidos/interpretados deverão ser disponibilizados em todas as plataformas digitais de comunicação do governo.

Para Prado, a lei é importante para garantir comunicação efetiva, promover inclusão social e facilitar o acesso. “Ter informação é essencial para evitar a disseminação do novo coronavírus e não raro as pessoas com deficiência auditiva ficam desinformadas por falta de material acessível”, explica.

Ainda tramita na Assembleia Legislativa outros dois projetos inclusivos de Prado: o que torna obrigatório nas instituições públicas o intérprete de libras e o que exige intérprete de libras em todos os pronunciamentos do governo e publicidade.

Comentários