Cotidiano

Goiânia é sede do Instituto Vocal Wlad Borges

"A música que te escolhe não você que escolhe ela ", diz Wlad.

diario da manha

Diretamente de Brasília para Goiânia, Wlad Borges que é preparador vocal e vocal coach, materializou o seu sonho que era ter um Centro Especializado em voz sertaneja que é o Instituto de voz Wlad Borges.

Desde pequeno Wlad Borges teve estímulo para a música, sua família sempre foi ouvinte do sertanejo raiz e suas influências tem nome e sobrenome como : Milionário e José Rico, Gino & Geno e Trio Parada Dura.

A partir dos 15 anos após ver seu irmão fazendo shows, foi despertado a vontade de trabalhar com a música. Apesar de cantar e compor ambas áreas nunca foram o seu anseio.

“A música que te escolhe não você que escolhe ela “, diz Wlad.

Quando chegou de Brasília em Goiânia teve a oportunidade na primeira semana em fazer a preparação vocal de Felipe Araújo e na segunda semana de Naiara Azevedo. E hoje conta como uma vasta lista de cantores que fez a preparação e direção de voz.

Wlad Borges mostra a diferença entre aula de canto e preparação vocal

Wlad esclarece que as pessoas costumam confundir aula de canto com preparação vocal e ambas são coisas distintas. “Preparação Vocal é quando você prepara suas ferramentas, seu diafragma, seu pulmão, sua respiração. Não é só pegar o violão e cantar”.

É importante salientar que a preparação vocal é feita por um profissional que conta com a ajuda de especialistas como fonoaudiólogos, otorrinolaringologistas que atuam no acompanhamento de cada pessoa.

E um dos temas onde os profissionais estão bastante presentes na área da preparação vocal é na alimentação que afeta diretamente no desempenho de quem canta. O açúcar por exemplo é um dos principais vilões, pois engrossa a saliva causando pigarro, juntamente com o leite e o café. Já a maçã e a pêra são auxiliares nesse processo.

Comentários