Home / Cotidiano

COTIDIANO

Somente Goiás atinge meta do IDEB no ensino médio

Divulgado pelo Governo Federal nesta terça-feira (15/9), o resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), de 2019, mostra que os estudantes no ensino médio, em Goiás, atingiram a meta de 4,8 pontos estipulada pelo índice e ficou acima da média nacional que corresponde a 4,2. Esse levantamento é feito pelo Ministério da Educação e avalia a qualidade de ensino na rede pública.

A pesquisa leva em conta aprovação e a aprendizagem de alunos e desempenho nas provas de matemática e português, matérias cobradas nas avaliações do governo federal.

De acordo com a Secretaria Estadual de Educação de Goiás (Seduc), mais de 82% das matrículas realizadas no ensino médio, em 2019, são da rede estadual de ensino, que tem aproximadamente 530 mil alunos.

Em relação aos últimos anos da pesquisa, 59,1% das matrículas do ano passado foram feitas em alguma unidade estadual. Neste quesito, as unidades da Seduc ficaram em terceiro lugar em relação ao restante do país, com nota de 5,3, mas ainda assim bateu a meta projetada pelo Ministério da Educação (MEC), de 5,3.

Quando a pesquisa avalia os primeiros anos escolares, Goiás fica com a sétima colocação, com nota 6,2, também acima da previsão da máxima para o estado, que era de 6,0. De acordo com a Seduc, no contexto dos primeiros anos escolares, 77% das matrículas são da rede municipal, e, menos de 3%, do estado. Os outros 20% são matrículas realizadas em escolas particulares.

*Com informações do G1

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias