Cotidiano

Deputados são flagrados sem máscara durante sessão na Assembleia Legislativa de Goiás

Dois retiraram o acessório ao falar na tribuna e segundo as imagens feitas no local, um terceiro parlamentar usava a proteção, mas sem tampar o nariz

diario da manha
Deputado Major Araújo discursa sem máscara — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

Dois deputados estaduais foram flagrados sem máscara de proteção durante uma sessão da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), na segunda-feira (1), em Goiânia.

As atitudes deles vão contra as medidas de orientação da Organização Mundial de Saúde (OMS) durante a pandemia do coronavírus. Só no estado, mais de 135 mil pessoas foram diagnosticadas com a Covid-19.

O vírus que causa a Covid-19 é transmitido por meio de gotículas geradas quando uma pessoa infectada tosse, espirra ou exala. A pessoa pode ser infectado ao inalar o vírus se estiver próximo de alguém que tenha Covid-19 ou ao tocar em uma superfície contaminada, por isso o uso das máscaras são fundamentais.

Sem máscara

Os políticos vistos sem máscara foram o deputado Henrique Arantes (MDB) e Major Araújo (PSL), ambos enquanto estavam na tribuna.

A defesa do primeiro disse à TV Anhanguera que não havia ninguém perto do parlamentar no momento em que ele retirou a máscara, por isso não colocou outras pessoas em risco.

Já os defensores de Major Araújo disseram que o político estava sem máscara só durante a fala e que o acessório foi colocado logo depois.

Segundo o portal da Alego, a Casa tem como regra, durante as sessões, o uso obrigatório de máscara, o distanciamento de dois metros entre as pessoas, entre outros protocolos.

Presidente da Casa, Lissauer Vieira (PSB) chegou a explicar algumas medidas que estão sendo tomadas.

“[Elas] se consistem na demarcação de assento de cada parlamentar, a proibição de outras pessoas adentrarem no plenário, sendo permitido só os parlamentares e a equipe de retaguarda da assessoria parlamentar”, disse.

O deputado Amauri Ribeiro (Patriota) foi visto, no plenário, com a máscara abaixada, sem cobrir o nariz.

Questionado sobre a situação, ele contou que está se recuperando ainda da Covid-19 e que a máscara era muito fechada, tornando difícil respirar. Por isso, pediu outra à equipe médica da Alego, e enquanto a nova máscara era providenciada, deixou o nariz de fora, mas argumentou que foram por poucos segundos.

*Com informações do G1

Comentários