Home / Cotidiano

COTIDIANO

Deputados são flagrados sem máscara durante sessão na Assembleia Legislativa de Goiás

Dois deputados estaduais foram flagrados sem máscara de proteção durante uma sessão da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), na segunda-feira (1), em Goiânia.

As atitudes deles vão contra as medidas de orientação da Organização Mundial de Saúde (OMS) durante a pandemia do coronavírus. Só no estado, mais de 135 mil pessoas foram diagnosticadas com a Covid-19.

O vírus que causa a Covid-19 é transmitido por meio de gotículas geradas quando uma pessoa infectada tosse, espirra ou exala. A pessoa pode ser infectado ao inalar o vírus se estiver próximo de alguém que tenha Covid-19 ou ao tocar em uma superfície contaminada, por isso o uso das máscaras são fundamentais.

Sem máscara

Os políticos vistos sem máscara foram o deputado Henrique Arantes (MDB) e Major Araújo (PSL), ambos enquanto estavam na tribuna.

A defesa do primeiro disse à TV Anhanguera que não havia ninguém perto do parlamentar no momento em que ele retirou a máscara, por isso não colocou outras pessoas em risco.

Já os defensores de Major Araújo disseram que o político estava sem máscara só durante a fala e que o acessório foi colocado logo depois.

Segundo o portal da Alego, a Casa tem como regra, durante as sessões, o uso obrigatório de máscara, o distanciamento de dois metros entre as pessoas, entre outros protocolos.

Presidente da Casa, Lissauer Vieira (PSB) chegou a explicar algumas medidas que estão sendo tomadas.

“[Elas] se consistem na demarcação de assento de cada parlamentar, a proibição de outras pessoas adentrarem no plenário, sendo permitido só os parlamentares e a equipe de retaguarda da assessoria parlamentar”, disse.

O deputado Amauri Ribeiro (Patriota) foi visto, no plenário, com a máscara abaixada, sem cobrir o nariz.

Questionado sobre a situação, ele contou que está se recuperando ainda da Covid-19 e que a máscara era muito fechada, tornando difícil respirar. Por isso, pediu outra à equipe médica da Alego, e enquanto a nova máscara era providenciada, deixou o nariz de fora, mas argumentou que foram por poucos segundos.

*Com informações do G1

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias