Home / Cotidiano

COTIDIANO

Comunidade Kalunga recebe kits de energia elétrica

A energia elétrica chegou a 70 famílias da comunidade Kalunga do povoado do Vão do Moleque, em Cavalcante, região norte de Goiás, em uma ação de parceria do Governo de Goiás, por meio do Gabinete de Políticas Sociais, e a Enel Distribuição Goiás.

Além da rede de energia, as famílias já contempladas tiveram a instalação de kits de rede, compostos por duas lâmpadas e duas tomadas. Nos próximos três meses, mais 70 serão instalados, totalizando 140 novas unidades consumidoras para os Kalunga, comunidade historicamente negligenciada pelo Estado.

As obras fazem parte do programa “Luz para Todos”, do governo federal. Foram construídos mais de 360 quilômetros de rede de distribuição e foram instalados 3,5 mil postes, com investimento estimado em R$ 22 milhões.

Para o governador Ronaldo Caiado, a chegada da luz elétrica na região é um sonho realizado, não apenas para as famílias Kalunga, como também para todos que se empenharam: “Essa alegria de poder desfrutar de melhor qualidade de vida, isso é extremamente gratificante. Acho que é algo que tem tudo a ver com nosso compromisso de vida e de governo. Não adianta estarmos apenas desenvolvendo regiões desenvolvidas sem que a gente tenha um olhar também para as regiões mais humildes do Estado de Goiás e podermos, cada vez mais, combater as desigualdades regionais e a falta de oportunidade das pessoas”.

Por causa da pandemia do novo coronavírus, o governador e a primeira-dama Gracinha Caiado, coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais e presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), não puderam ir até o Vão do Moleque presenciar a ligação da rede elétrica. Porém, assistiram uma reportagem produzida pela equipe da TV Brasil Central (TBC) sobre a chegada da energia elétrica para as famílias Kalunga.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias