Home / Cotidiano

COTIDIANO

Mercado do Turismo em tempos de pandemia

O setor de Turismo foi um dos mais afetados pela pandemia de COVID-19, doença causada pelo coronavírus SARS-CoV-2. Atualmente as empresas de turismo vivem em meio à incerteza do que virá pela frente e na cidade de Goiânia não é diferente. As dificuldades que as agências de viagem estão enfrentando em decorrência da pandemia são muitas. De acordo com a ABAV (Associação Brasileira das Agências de Viagem), 95% das empresas estão com vendas paradas e tem trabalhado com a remarcação dos pacotes de viagem que vem sendo tarefa quase que integral das agências.

O Ministério do Turismo lançou, no dia 7 de abril de 2020, a campanha “Não cancele, remarque!”, que busca orientar os turistas sobre a importância de não cancelar, apenas adiar as viagens e pacotes turísticos nesse momento de pandemia, e tem dado certo. Por outro lado, as agências de viagem estão buscando se reinventar em meio ao caos com a venda de combos com a passagem aérea e hotel, sem determinar datas ou destino específico até abril de 2021.

A última década foi marcada pelo crescimento de OTAs (Online Travel Agencies) e brokers hoteleiros, estimuladas pelo crescimento e comodidade das vendas online. O segmento, no entanto, sempre enfrentou o gargalo do pós-venda. Dúvidas, alterações e cancelamentos sempre foram o grande problema dos viajantes que optavam por estas plataformas. Recorrer a um “suporte por e-mail” chegou a ser o drama de viajantes que enfrentaram problemas com hotéis ou serviços durante a viagem.

A segurança que as pessoas têm para fazer remarcações e cancelamentos de pacotes e passagens aéreas comprados com as agências de viagem é maior do que daquelas pessoas que compraram diretamente com as companhias aéreas, hotéis e atrações turísticas, ou em compras diretamente pela internet.

Neste cenário, é importante que o poder público municipal tenha um olhar especial voltado para este segmento tão importante no Brasil e na cidade de Goiânia, que é um polo de turismo esportivo, educacional, mercado de vendas de roupas, parques, restaurantes e tantas outras ações tão importantes que sempre tiveram a presença do segmento de turismo.

Em um momento tão difícil, estamos vendo muitos negócios e pequenas empresas fechando suas portas! Dentre eles estão agências de turismo que há anos vem lutando pelo seu espaço no mercado, confrontando com grandes empresas do mercado on-line, onde inúmeras vezes são devoradas pela concorrência desleal! E neste lamentável momento onde o turismo foi o primeiro afetado e será o último a voltar, seguimos firmes na torcida de que tudo isso passe rapidamente e a cidade de Goiânia volte a ser destino de muitos turistas. Segurem-se firmes. Vai passar!

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias