Home / Cotidiano

COTIDIANO

Governos que foram firmes contra a pandemia colhem benefícios políticos e econômicos

A forma como muitos governantes agiram durante a pandemia, poupando muitas vidas, e seguindo com firmeza as orientações para reduzir o número de mortes, agora tem ajudado de outra forma recebendo outros benefícios políticos e econômicos.

Angela Merkel, na Alemanha, já vive o processo de desconfinamento, controlou o vírus com isolamento, e investiu em testes em massa, o índice de confiança na economia deu um salto e mostra que investidores esperam recuperação já no segundo semestre.

Com produto Interno Bruto (PIB) equivalente a 25% do PIB da UE, a Alemanha responde por mais da metade (52%) dos quase 2 trilhões de euros injetados pelos Estados em suas economias até agora. A proteção aos empregos e às empresas atingidas pela crise foi recuperada rapidamente pela forte participação do governo. França, propõe um plano de socorro econômico de 500 bilhões de euros, e ainda vai compensar aos trabalhadores com jornada reduzida no emprego.

Aprovação recorde

Jacinda Ardern primeira-ministra da Nova Zelândia foi considerada pela imprensa internacional a "líder mais eficaz do planeta" no combate à pandemia (da qual o país já está livre). E atualmente é a mais popular premiê do país dos últimos 100 anos.

Na pesquisa divulgada ontem, mais da metade dos neozelandeses aprovavam Jacinda e seu partido, e impressionantes 92% aprovavam as rigorosas medidas de isolamento implantadas por ela. Hoje o país viveu seu segundo dia consecutivo sem novos casos. Ao todo, 21 pessoas morreram de Covid-19 na Nova Zelândia.

Enquanto isso

Em São Paulo Governantes lutam para manter o isolamento social, prefeitura e governo se uniram na criação de um megaferiadão de última hora. A ação seria uma "última cartada" na contínua postergação de um lockdown. No exemplo neozelandês, o lockdown foi adotado imediatamente após o primeiro caso.

Com informações do site uol

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias