Home / Cotidiano

COTIDIANO

Ernesto Roller pede "amor ao próximo" para governador do DF, que deseja barrar doentes que moram no Entorno

O secretário de Governo de Goiás, Ernesto Roller, divulgou nesta quinta-feira, 14, apelo em suas redes sociais para o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB).

Ex-prefeito de Formosa, uma das principais cidades da região do Entorno, Roller pede que o chefe do Executivo do DF não vire as costas para o povo que mora na região.

O governador teria dito que não receberá doentes do Entorno nos hospitais de Brasília durante a pandemia de Covid-19.

A região do Entorno do Distrito Federal está localizada em Goiás e Minas Gerais, mas tem em sua maioria pessoas oriundas de outros estados que buscavam trabalho do DF.

Legalmente, Goiás não tem obrigação exclusiva de atender a região, já que lei complementar federal constituiu o Entorno. Antes da criação de Brasília, o Entorno abrigava apenas cidades históricas e independentes da capital, como Luziânia, Pirenópolis e Corumbá de Goiás.

Águas Lindas, por exemplo, tem apenas 8% de seus moradores nascidos em Goiás. A população em sua maioria trabalha no Distrito Federal e paga ali parte de seus impostos.

Não se sabe o motivo do comentário de Ibaneis, mas sua postura foi considerada fora de propósito, já que milhares de moradores cruzam os limites da unidade da federação.

Roller foi educado e lembrou que Goiás oferece território e água para o Distrito Federal.

"Governador Ibaneis, somos goianos, somos do Entorno, muitos vieram para cá como o senhor veio para Brasília. Em busca de novas oportunidades., não vire as costas para este povo. Temos que dar as mãos".

Roller é o principal líder político da região, com mandatos de deputado e atuações em várias esferas do poder público.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias