Cotidiano

Isolamento Social x Distanciamento Social

Em tempos de coronavírus a importância em se entender a diferenciação entre os dois termos é altamente significativa

diario da manha

Quando falamos em “Isolamento Social”, nos referimos exclusivamente à uma abstenção social, no entanto psicologicamente, o nosso aparelho mental, entende de que está havendo uma conotação negativa e punitiva.

“Além dessa questão, relativa à punição, há também pessoas que padecem mais por entender que as suas manifestações psicológicas são acentuadas — tais como, claustrofobia, fobia social – síndrome do pânico etc”, explica o psicólogo e escritor, Alexandre Bez.

“Isolamento Social” gera uma conotação negativa de personalidade. Na esfera neurótica, mesmo sendo altamente tratável e curável, há manifestações fóbicas sociais, tímidos e pessoas com a personalidade introvertida.

Na opinião do especialista, a diferença entre as terminologias “Isolamento Social e Distanciamento Social” são significativas.

“No Distanciamento Social, a postura é basicamente a prevenção e proteção. Não há impressão punitiva de que a pessoa está passando pela situação porque merece. A conduta comportamental é de positividade, havendo concordância mútua em atingir coletivamente os objetivos”.

Já no Isolamento Social não existe “escudo de proteção” como na conduta em se abster socialmente, através do distanciamento, que opera fundamentalmente através da disseminação de carinho, opostamente aquele que se isola propositalmente da sociedade. Com o isolamento a prerrogativa é específica em manter o contato socialmente vem através das condições virtuais, como chats, aplicativos etc.

Comentários

Mais de Cotidiano