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Consumidores com viagens marcadas para destinos afetados por coronavírus são orientados pelo Procon-GO

Depois que a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou na última quarta-feira (11) situação de pandemia causada pelo novo coronavirus, o Procon Goiás informou, por meio do site oficial, que já registrou várias reclamações de consumidores. Eles estavam com viagens marcadas para países afetados por casos de Covid-19, mas não conseguiram cancelar as viagens sem cobrança de multas e taxas, de acordo com a organização.

Segundo o Procon, os consumidores com viagens turísticas marcadas para os próximos 60 dias, poderão remarcar passagens e hotéis sem custos adicionais.

Essa orientação vai ao encontro da recomendação da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, para as agências de turismo e companhias aéreas, em função da pandemia do novo coronavírus.

Para instaurar a reclamação no órgão, o consumidor deve apresentar: documentos pessoais, comprovante de endereço, comprovante de pagamento da passagem aérea, comprovação das tentativas de diálogo com o fornecedor/empresa.

Além disso, o consumidor também precisa apresentar notícia que comprove registros de casos da doença no local de destino da viagem.

Cancelamento de eventos

No caso de cancelamento de eventos também por causa do coronavírus, os consumidores que já tiverem pago os ingressos deverão receber, integralmente, o dinheiro de volta. Se enfrentarem dificuldade, poderão também acionar o Procon Goiás para estabelecer acordo.

O novo vírus contaminou cerca de 160 mil pessoas em 139 países e provocou mais de 6 mil mortes.

Já foram confirmados quatro casos do novo coronavírus no Estado de Goiás. O governador Ronaldo Caiado anunciou medida de prevenção para conter a escalada do Covid-19, entre elas o cancelamento de grandes eventos para evitar aglomerações.

No último domingo (15), a Secretaria de Estado da Saúde divulgou nota técnica determinando a suspensão das aulas nas redes pública e particular pelo período de 15 dias.

Os canais de comunicação do Procon Goiás são: 151 (Goiânia), (62) 3201-7124 (interior) ou ainda pelo Procon Web (proconweb.ssp.go.gov.br).

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