Home / Cotidiano

COTIDIANO

Policlínica: Paulo Trabalho desmente apoiadores de Eliton em vídeo

O deputado estadual Paulo Trabalho (PSL) desmentiu em vídeo o que ele chama de a "turma do ex-governador José Eliton (PSDB)", que requer para o tucano o reconhecimento de que ele teria construído as obras da Policlínica de Posse, obra popular na região Nordeste e finalizada na última semana, que será em breve inaugurada pelo governador Ronaldo Caiado (DEM) e presidente Jair Bolsonaro (sem partido).
O amplo centro de saúde passa a atender a população na próxima segunda-feira, 2, com um diferencial: será inaugurada depois de efetivamente funcionar.
Segundo Trabalho, os apoiadores do ex-governador disseram em um vídeo que a clínica foi deixada 95% concluída pelos tucanos. De fato, um vídeo com fotos mostram Eliton em um edifício que serviu de base para a clínica. Mas a obra em nada lembra a policlínica atual.


"Ela sequer foi inaugurada, como outras obras entregues sem condições na gestão passada", diz um dos gestores que acompanham a execução da unidade.

Paulo Trabalho: vídeo para mostrar situação encontrada em local onde foi construída Policlínica. Deputado denuncia falta de interesse no passado para realizar obra de saúde

Ao contrário do vídeo, as imagens colhidas antes por Trabalho revelam um ambiente longe de chegar a 95% de finalizado.
"Olha a parte que eles fizeram e tirem suas próprias conclusões. Olha a qualidade do serviço, qualidade da obra que eles queriam entregar para o nosso povo. Está claro que era uma obra puramente eleitoreira. Era só um postinho de saúde e de péssima qualidade. E correndo o risco de cair na cabeça das pessoas. Olha o buraco no teto, o tanto de infiltração, que desenvolvem fungos e bactérias, aumenta o risco de doenças e infecções. É inadmissível infiltração em hospital ou clinica. Esse era o governo do Marconi e do Zé Eliton. Era o governo de entregar obra inacabada, obra mal feita, assim como outras centenas que deixaram espalhadas pelo estado de Goiás", diz Paulo Trabalho, que realizou a fiscalização dos serviços.
O deputado inventariou a obra antes de iniciarem as adaptações da Policlínica com laudo e imagens. "Fica caro ter que refazer. Fazer o que tem que fazer e fazer de novo! E arrumar aquilo que estava mal feito. Mas quero parabenizar o governo Ronaldo Caiado e o secretário de Saúde, Ismael Alexandrino, que assumiram a responsabilidade".

POLICLÍNICA
Paulo Trabalho mostra a área de ressonância magnética, que não estava originalmente nos planos de José Eliton. O deputado diz que não existiam também "realmente especialidades médicas" na proposta original e que foi a proposta de Caiado a que venceu as eleições, tornando a unidade a primeira policlínica efetiva de Goiás.
"Serão mais de 19 especialidades médicas, hemodiálise, tomografia computadorizada. Acreditamos que a maior parte dos problemas de saúde do Nordeste goiano será aqui resolvida", disse Trabalho.
Trabalho diz que se Eliton não tivesse investido recursos de forma equivocada em sua gestão, a AME de Posse seria uma realidade há bastante tempo. Ele se refere às denúncias veiculadas nacionalmente de que Eliton teria asfaltado a estrada que cortava a fazenda do então vice-governador. Em 2017, o jornal "O Globo" denunciou: "Governo de Goiás asfalta estrada que corta fazenda do vice, e MP pede suspensão da obra".
A obra foi considerada desnecessária pelo Ministério Público de Goiás (MP-GO), que pediu imediata suspensão do convênio que garantia o asfaltamento da rodovia, por entender que "resta clara a inexistência de melhoria direta no acesso ao Parque Estadual de Terra Ronca". Conforme o jornal "O Globo", ‘de 2 a 3 km’ passavam na propriedade rural. Para os críticos da antiga obra dagestão anterior, bastava ter direcionado os recursos para, de fato, construir uma unidade de saúde na região.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias