Home / Cotidiano

COTIDIANO

Caiado inaugura nova sede de delegacia em Anápolis

A Polícia Civil de Anápolis ganhou, neste sábado (8/2), uma estrutura que vai atender não só as demandas da cidade, mas de toda a regional composta por 12 municípios. Localizada na BR-153, a nova instalação da 3ª Delegacia Regional de Polícia foi inaugurada pelo governador Ronaldo Caiado. “É a polícia mais eficiente do Brasil. Nada melhor do que dar a ela instalações compatíveis com aquilo que desenvolve, que é a segurança do povo”, enalteceu.

Com 1.200 metros quadrados de área construída, o dobro da sede anterior, a estrutura fica no Distrito Agroindustrial de Anápolis (Daia), num terreno cedido pela Companhia de Desenvolvimento Econômico de Goiás (Codego). A obra estava paralisada e só foi retomada/concluída na atual gestão. “Estamos destravando tudo que estava parado, com atenção ao desenvolvimento do povo goiano”, enfatizou o titular da Codego, Marcos Cabral.

O prefeito Roberto Naves avaliou que o prédio está à altura da Polícia Civil. “Se tem uma coisa em Anápolis que temos de valorizar e reconhecer é o combate à criminalidade. Esse trabalho das polícias Civil e Militar tem dado exemplo e, da mesma forma, a força tática municipal. Essa somatória melhora a produtividade”, salientou. Complementando, o vice-governador Lincoln Tejota enalteceu a colaboração entre Estado e município em prol da segurança, e elogiou os policiais. “Os resultados positivos que apresentamos para a sociedade são planejados por nós, mas executados por esses servidores, com toda disposição.”

Sobre a parceria firmada entre o Governo de Goiás e o município de Anápolis, Caiado ressaltou que a ação não se limita à segurança pública, mas abrange todas as áreas essenciais para a sociedade e para o avanço da região. “Assinamos vários convênios com a prefeitura e contratos para o desenvolvimento da estrutura do Daia”, afirmou, sobre a visita produtiva a Anápolis. Além da inauguração da delegacia, o governador ainda lança neste sábado o projeto Pró-Água, que tem como objetivo a recuperação das bacias do Rio Caldas e do Ribeirão Extrema.
Delegado-geral da Polícia Civil, Odair José Soares garantiu que a 3ª DRP de Anápolis, com a estrutura que ganhou, vai reforçar os números positivos que a corporação vem conquistando nos últimos meses. Em 2019, os agentes retiraram R$ 1 bilhão do crime organizado. Ele atribuiu o alto desempenho às políticas implantadas pelo governador, de liberdade e autonomia para as forças de segurança. “Somos uma instituição séria, que tem demonstrado resultados. Isso só foi possível devido ao perfil de trabalho que Caiado determinou para Goiás.”

No caso específico da 3ª DRP, o delegado responsável, Pedro Garcia Caires, explicou como a nova sede vai influenciar no rendimento da polícia. Antes, a delegacia funcionava em um local improvisado, um antigo laboratório farmacêutico. Agora os agentes têm à disposição um prédio planejado, com salas apropriadas para cada finalidade – reconhecimento, escuta de interceptações telefônicas, interrogatórios, registro de boletins de ocorrência, entre outras. “As melhores condições de trabalho com certeza vão aumentar a efetividade”, disse.

O local contará com o Grupo de Investigações de Homicídios (GIH), o Grupo Especial de Repressão a Narcóticos (Genarc) e o Grupo Especial de Repressão aos Crimes Patrimoniais (Gepatri). Trabalharão ali cinco delegados de polícia, dois agentes, onze escrivães e oito servidores administrativos. Além de Anápolis, serão beneficiadas com a delegacia os moradores de Nerópolis, Pirenópolis, Terezópolis, Goianápolis, Leopoldo de Bulhões, Silvânia, Gameleira de Goiás, Ouro Verde, Campo Limpo de Goiás, Corumbá de Goiás e Abadiânia.

Em breve, ainda será entregue um pátio de 15,7 mil metros quadrados para abrigar veículos apreendidos. “Vamos conseguir resolver um problema de Anápolis, que são veículos apreendidos estacionados em frente às delegacias ou de alguma casa próxima à delegacia. Então vamos trazer todos para cá porque o espaço vai comportar”, projetou Pedro Garcia.

Presente ao evento, o deputado coronel Adailton lembrou que durante seus 32 anos na Polícia Militar sempre defendeu a ação conjunta das forças de segurança, o que tem sido uma realidade na gestão de Caiado. "Vejo trabalho integrado em prol da população, e é isso que o povo precisa e merece", resumiu. Já o deputado Amilton Filho elogiou a Polícia Civil, que tem "orgulhado e trazido tranquilidade aos goianos".

Participaram do evento o vice-prefeito de Anápolis, Márcio Cândido; os secretários de Estado Adriano Baldy (Cultura) e Marcos Silva (Comunicação); o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Esmeraldino Lemos; o presidente do Detran, Marcos Roberto Silva; o subsecretário de Segurança Pública, Geraldo Scarpellini; os prefeitos Chiquinho (Goianápolis), Ari (Campo Limpo), Alécio Mendes (Leopoldo de Bulhões), João do Leo (Pirenópolis), José Diniz (Abadiânia); o ex-prefeito de Novo Planalto, Otacílio Machado; o gerente do Daia, Frederico Godoy; o vice-presidente da Codego, Nailton Oliveira e diretores Carlos Toleto e Márcio Naves.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias