Home / Cotidiano

COTIDIANO

Festa de muladeiros poderá ser a maior da América Latina

Durante visita ao tradicional Encontro Nacional de Muladeiros nesta quinta-feira (23/01), realizado em Iporá, o governador Ronaldo Caiado expressou seu desejo em fazer com que o evento ganhe maiores proporções a cada ano. “Vamos transformar na maior festa de muladeiros da América Latina, buscando e trazendo condições para investir na infraestrutura”, afirmou. Em 2019, o quantitativo de comitivas participantes chegou a 87. Neste ano, o número aumentou para 114 comitivas, oriundas de vários estados brasileiros, como São Paulo e Minas Gerais, além de diversos países como Colômbia, Chile e Estados Unidos.

Para o presidente da Associação de Muladeiros do Oeste Goiano (Amog), Uillismar Rosa, o Encontro, que já está em sua 13° edição, tem um importante impacto econômico na cidade e em toda a região. “Aqui a gente gera uma renda muito grande para o nosso município. Quero agradecer a população de Iporá por esse trabalho em receber as pessoas de todo o Brasil”, comentou. Também presente ao evento, o presidente da Assembleia Legislativa de Goiás, deputado estadual Lissauer Vieira, relembrou a importância de se valorizar e resgatar as tradições de Goiás. “É uma festa que nos enche de orgulho e a gente vê a alegria da população, dos criadores de animais e de todas as pessoas que participam”, ressaltou.

Segundo Roberto Paulinelli, proprietário do frigorífico Rio Maria, localizado no Pará, que participa do Encontro há sete anos, o número de participantes só aumenta. “Para mim, essa é a melhor festa de muladeiros que tem no mundo, e a maior”, expressou. O senador Luiz Carlos do Carmo recordou das vezes em que já esteve presente com Ronaldo Caiado no evento e reforçou a seriedade de ter à frente do Estado alguém que reconhece as raízes goianas. “Ter um governador que entende a necessidade do povo é muito bom. Iporá ganha, o Governo de Goiás ganha, todo mundo ganha com isso.”

Após percorrer os 11 quilômetros de Desfile dos Animais, a programação desta quinta-feira (23/01) conta ainda com prova de Marcha, de mula e burro iniciantes, classificatória Ranch Sorting e show Boteco do Ivan Diniz.

Participantes
Entre as 114 comitivas que participam desta edição está a Nova Irmão e Amigos, de Jaupaci, presidida por Adinor Rodrigues de Oliveira. A comitiva chegou à cidade na última segunda-feira (20/01). “Eu amo o evento. Esse é o 13º encontro que eu participo, já tem 13 anos. Como se diz: trabalho o ano todo em prol dessa festa”, afirmou Adinor.

Já o senhor Antônio César, da Comitiva Aroeira, que veio de Monte Alegre, Minas Gerais, vem para Iporá há seis anos. “Esse evento é tudo que esperamos o ano inteiro”, destacou o membro da comitiva, que trouxe 18 animais para o desfile.

Diretamente de Feira de Santana, na Bahia, veio a senhora Iraci Fonseca, a convite do próprio presidente da Amog, Uillismar Rosa, para conhecer a tradição goiana. Iraci é organizadora de um encontro de muladeiros no município baiano e busca em Goiás novas inspirações. “Nosso encontro não se compara a isso aqui. Nada se compara”, e completou: “Vou levar toda essa experiência impressionante”.

Serviços
Além do comércio de produtos rurais de empresários locais e de todo o Estado, durante o encontro as secretarias de Saúde de Goiás e do município de Iporá ofereceram diversos serviços aos participantes. O município ficou responsável por aferir pressão e prestar primeiros socorros, com aplicação de soro, e pela parte de prevenção, com a distribuição de folhetos sobre doenças sexualmente transmissíveis, orientação da população e entrega de preservativos femininos e masculinos.

Enquanto isso, o Estado promove vacinação até sábado (25/01). “Vamos ofertar a vacina do calendário adulto, como febre amarela; tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba, rubéola; dupla, contra tétano e difteria; e a hepatite B”, informou a gerente de Imunização da SES-GO, Neusa Gonçalves Corrêa.

Também participaram do 13º Encontro os secretários de Estado Ismael Alexandrino (Saúde), Wilder Morais (Indústria); Adriano Baldy (Cultura), coronel Luiz Carlos de Alencar (Casa Militar); os deputados estaduais Rafael Gouveia, Chico KGL, Amauri Ribeiro e Wagner Neto; os deputados federais José Mário Schreiner, Major Vitor Hugo e Glaustin da Fokus; além de vereadores por Goiânia, Iporá e municípios da região; dos prefeitos Odair Severino (Bom Jardim), Miriã Dantas (Israelândia), Ovarci Vilela (Arenópolis) e Naçoitan Leite (Iporá).

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias