Home / Cotidiano

COTIDIANO

Compliance Público oportuniza parceria entre Goiás e ONG Transparência Internacional

Depois de lançar Goiás na vanguarda do combate à corrupção no País, o Programa de Compliance Público do Poder Executivo fez o Governo de Goiás ser escolhido pela Organização Transparência Internacional – Brasil (TI), maior organização global dedicada à luta contra a corrupção, para o projeto “Integridade nos Estados Brasileiros”.

Nesta segunda-feira (25/11), o governador Ronaldo Caiado assinará um Acordo de Cooperação Técnica com a Transparência Internacional durante reunião com o diretor executivo da entidade, Bruno Brandão, no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, às 15h.

Outros sete estados brasileiros também foram pré-selecionadas para a primeira edição do projeto, que envolve políticas de combate à corrupção e a existência de uma secretaria ou Controladoria-Geral capaz de implementar planos de integridade. Entre as metas está o apoio mútuo entre os estados, que têm diferentes níveis de desenvolvimento institucional.

Nesta primeira edição, Goiás terá acesso a um diagnóstico de integridade, que consiste em uma avaliação do ambiente institucional e normativo relativo à integridade, anticorrupção e transparência. A análise será elaborada a partir de metodologia do Programa de Governança Local da TI.

Conforme os fundamentos da Organização, o Programa de Compliance Público de Goiás pode afetar positiva e diretamente o dia a dia de milhões de pessoas, uma vez que o Estado é o responsável por prover serviços públicos essenciais, como educação, saúde e transporte. Ou seja, quanto menos corrupção, mais recursos para investir na população goiana.

Goiás no caminho da transparência e eficiência


Lançado em fevereiro, pelo governador Ronaldo Caiado,o Programa de Compliance Público de Goiás é pioneiro no Brasil por contemplar toda a estrutura administrativa do Poder Executivo.

Coordenado pela Controladoria-Geral do Estado (CGE), o Programa de consiste em um conjunto de ações destinado a assegurar que os atos de gestão estejam em conformidade com os padrões éticos e legais, a fomentar a transparência e a combater a corrupção por meio da responsabilização de empresas e agentes públicos envolvidos em desvio de conduta.

Além de combater a corrupção, o PCP em Goiás tem a finalidade de evitar o desperdício do dinheiro público para levar mais serviços e infraestrutura aos cidadãos. É o incentivo à transparência e à busca pela eficiência administrativa.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias