Home / Cotidiano

COTIDIANO

PF combate extração e venda ilegal de ouro em Goiás

A PF combate a extração e venda ilegal de ouro em Goiás e em outros dois estados, Mato Grosso e São Paulo, em uma operação deflagrada na manhã desta quarta-feira (23/10). O estopim para dar início a operação, que começou em junho deste ano, foi a carga de 110 kg de ouro - avaliada em mais ou menos R$ 20 milhões - encontrada dentro de uma aeronave no Aeroporto Santa Genoveva, em Goiânia.

A operação da PF chamada de "Céu Dourado", tem o objetivo de combater a extração e a venda ilegal de ouro por empresas ligadas ao comércio e exportação de minério. Ao todo, foram expedidos pela 5ª Vara da Justiça Federal de Goiânia, 26 mandados judiciais. Especificamente, 24 mandados de busca e apreensão e dois mandados de sequestro de aeronaves nos três estados citados anteriormente, Goiás, Mato Grosso e São Paulo.

Segundo a Polícia Federal, cerca de 100 policiais foram designados para esta operação, revelando ainda que após a apreensão da carga de ouro no meio do ano, a participação de empresas no crime. "Foram detectados indícios da participação de empresas na emissão de notas fiscais falsas com o intuito de acobertarem a origem ilegal do ouro", conta a PF.

PF faz descobertas importantes através da operação

A equipe da PF ainda constatou que uma das empresas envolvidas, atua na exportação de ouro para a Europa, porém não foi encontrado nenhum registro de comércio exterior em seu nome. Mais uma descoberta, foi de que uma das minas que estava sendo explorada e feita a extração de parte do ouro, não estava em funcionamento.

Fato que reforça as suspeitas da PF de que o ouro extraído é ilegal e estaria sendo "esquentado" pelos investigados da operação através de empresas de fachada. Estão em investigação os crimes de usurpação de matéria prima da União, crime ambiental e falsidade ideológica.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias