Home / Cotidiano

COTIDIANO

Judoca Rafaela Silva perde ouro do Pan por dopping

A jodoca brasileita Rafaela Silva perdeu a medalha de ouro conquistada na categoria -57kg no Pan de Lima, após ser pega em um exame antidoping feito no início de agosto deste ano.

O exame foi realizado no mesmo dia em que a atleta subiu ao topo do pódio. O teste apontou a existência de fenoterol em seu organismo, uma substância broncodilatadora, utilizada em tratamento de doenças respiratórias.

"Como a análise foi positiva, o resultado dos Jogos Pan-Americanos será cancelado, assim como qualquer outro resultado conquistado após a data da retirada da amostra, a não ser que a Justiça demande o contrário", explicou a Federação Internacional de Judô (IJF).

Não há certeza se a judoca também perderá o bronze conquistado durante o Mundial de Judô de Tóquio, pois ela realizou outro exame no Japão, com resultado negativo para qualquer substância. É necessário aguardar o resultado do processo na IJF para saber se ela perderá a medalha.

Possíveis conclusões do caso de Rafaela, segundo a IJF:

Caso a atleta prove que é culpada pela contaminação, não haverá suspensão da atleta. Se ela provar que o uso não foi intencional, a suspensão prevista equivale à dois anos. Contudo, se ela não conseguir provar que o uso não foi intencional, ela será suspensa por quatro anos.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias