Home / Aparecida de Goiânia

APARECIDA DE GOIÂNIA

Hospital Municipal de Aparecida supera as metas de internações em pediatria

Foto: Claudivino Antunes

Inaugurada no último mês de maio em plena crise do atendimento pediátrico em Goiás, a ala infantil do Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia (HMAP) tem superado as metas de internações. Já no atendimento aos adultos, na clínica médica e nas UTIs, a unidade atingiu mais de 90% de sua capacidade máxima nos últimos dois meses.

Segundo o secretário de Saúde do município, Alessandro Magalhães, os resultados refletem o aprimoramento constante da gestão e a excelência dos serviços prestados à população. Isso, de acordo com Alessandro, tem gerado uma crescente demanda de pacientes da Região Metropolitana e do interior do Estado com vagas organizadas pelo Complexo Regulador de Aparecida.

“Aparecida está indo na contramão da crise hospitalar. Quando vemos muitas unidades fechando vagas, nós estamos abrindo”, destacou o secretário de Saúde de Aparecida. Ele conta ainda que o HMAP está com mais de 80% de taxa de ocupação, que é o ideal e sem risco de colapso. “Até o ultimo dia 10 de julho já superamos as metas previstas para a pediatria atingindo 111% com 113 internações. Já em todo o mês de junho foram feitas 124 internações clínicas e foram utilizadas 204 diárias de UTIs pediátricas. Para os adultos, em junho, completamos 513 diárias de UTIs (95% da meta) e 228 internações de clínica médica (93% da meta)”, informa.

Atenção pediátrica qualificada

Para atender de maneira humanizada com foco na segurança e no conforto dos pacientes, cada apartamento da ala pediátrica tem apenas dois leitos, além de camas para os acompanhantes, ar condicionado e televisão. Os ambientes são enfeitados com adesivos coloridos e a ala conta com brinquedoteca e refeitório próprio adaptado para o público infantil.

O secretário destaca que a assistência prestada aos pequeninos no HMAP, além de ser acolhedora, reforça “a independência que buscamos na nossa rede em Aparecida, evitando, quando possível, encaminhar pacientes para outros serviços, a não ser em casos específicos”. Ele ainda acrescenta que até o final do ano planeja abrir o Hospital para todos os tipos de cirurgias eletivas, a hemodinâmica e a cirurgia cardíaca.

Referência estadual em excelência

Inaugurado no fim de dezembro de 2018, o HMAP é o maior hospital do Estado construído por uma prefeitura. A unidade tem 230 leitos, sendo 30 UTIs, 20 leitos destinados à urgência e 180 apartamentos. Quando estiver em pleno funcionamento, ele terá capacidade para realizar, mensalmente, cerca de 1,2 mil atendimentos de urgência e emergência, mais de 900 internações, 11 mil atendimentos ambulatoriais e 25 mil exames. Serão oferecidas, ainda, cirurgias geral, pediátrica, ortopédica, cardíaca e urológica.

No dia 12 de julho, o diretor geral do Hospital Sirio – Libanês (HSL), dr. Paulo Chapchap, em visita ao HMAP acompanhado pelo prefeito Gustavo Mendanha para a assinatura de um convênio de gestão por resultados, frisou que a estrutura da unidade “é de entusiasmar”. Segundo o médico, a unidade é muito bem iluminada e arejada. “Percebo o cuidado com que foi feita essa edificação. A população pode se orgulhar de um aparelho público muito bem montado e de altíssima qualidade”, pontuou ele dizendo ainda que a tecnologia empregada é a melhor que existe.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias