Home / Cotidiano

COTIDIANO

Embaixador do ecoturismo cometeu 10 infrações ambientais

Na última sexta-feira (02/08) Bolsonaro (PSL) anunciou o biólogo e apresentador de TV, Richard Rasmussen, como embaixador do turismo no Brasil. De acordo com reportagem de Ana Carolina Amaral e Phillippe Watanabe, na Folha de S.Paulo, o embaixador foi autuado 10 vezes pelo Ibama em infrações relacionada à fauna.

As multas que foram aplicadas entre 2002 e 2009 somam R$ 263,1 mil e correm em processos na Justiça. A multa mais alta recebida pelo apresentador é de 2004, no valor de R$ 144 mil, por dar destinação ou permutar espécie silvestre sem autorização do órgão responsável.

A maioria das autuações ocorreram em Carapicuíba, em São Paulo, onde o embaixador mantinha um criadouro sem comprovação de origem dos animais e com suspeitas de tráfico.

Fama do novo embaixador

A fama do biológo veio após um vídeo viralizar e virar meme nas redes sociais. Nele, Richard está de costas para o fenômeno da pororoca, na foz do Rio Araguari (AP), quando anuncia, segurando um bastão, “a onda mais longa do planeta Terra”. Ao virar de frente, ele foge correndo.

Em 2002, após receber a primeira multa, o apresentador apareceu no Programa do Faustão segurando nas mãos um sapo que seria beijado e transformado em príncipe. Depois, ele emplacou quadros na TV Record e ganhou seu próprio programa nos canais SBT, Net Geo e Bandeirantes.

Como embaixador do turismo de Bolsonaro, o apresentador de TV terá como objetivo divulgar o Brasil em outros países como destino ecoturístico e palestrar em eventos internacionais. Ele disponibilizou para o governo federal todo seu acervo de imagens, mas o conteúdo é criticado por biólogos.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias