Home / Cotidiano

COTIDIANO

Após quase 2 anos fechado, Parque Multirama será reaberto nas férias de julho

Após quase dois anos fechado, o Parque Mutirama ganha os últimos retoques para sua reabertura em julho, durante as férias escolares. De acordo com a Agência Municipal de Turismo, Eventos e Lazer (Agetul), a reabertura não tem uma data definitiva, mas garante que o parque estará pronto para  receber o público durante o recesso escolar. Em 2017, um acidente provocado por uma falha no brinquedo Twister deixou 13 pessoas feridas, o que levou o parque a ser interditado.

Ronaldo Vieira, Presidente da Agetul, pontua que o parque está pronto para receber a população, faltando apenas a limpeza e a pintura finais, trabalho que será executado assim que o prefeito Iris Rezende definir o dia da reabertura. Ainda segundo o presidente, os brinquedos estão sendo testados há 15 dias, para que seja avaliado todas as condições de funcionamento.

Engenheiro responsável pelos contratos das 13 empresas que trabalharam na recuperação dos brinquedos, Frank Fraga enfatiza que a grande mudança do Mutirama. Segundo Fraga, o parque ganhou um protocolo de manutenção. Além disso, todas as 26 atrações receberam um horímetro, equipamento que mede o tempo de uso e indica o momento certo de parar para que os técnicos façam uma avaliação detalhada do seu funcionamento.

Antes da reabertura, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (Crea-GO), por determinação judicial, terá de fazer uma vistoria no local.Há cerca de 90 dias o Crea-GO entregou a Ronaldo Vieira um levantamento sobre as condições gerais do parque para que sejam feitas algumas adequações. Alguns dos itens mencionados já estão em fase de adequação, como o Sistema de Proteção Contra Descarga Atmosférica (SPDA). Conforme Frank Fraga, cada um dos brinquedos terá o seu próprio para-raio.

Durante a refora do parque alguns brinquedos foram desativados, entre eles o Twister e a Torre. Além deles, o teleférico também não estará disponivel para a população, uma vez que não possui cabines suficientemente seguras. O brinquedo liga o centro de diversões à Vila Nova.

Atendendo a um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado em 2016 com o Ministério Público (MP), todos os 46 antigos permissionários deixaram o local, assim com as velhas estruturas comerciais. Os novos quiosques serão instalados em locais previamente determinados. Além disso, um processo seletivo foi concluído nos últimos dias para a contratação de novos colaboradores para o parque. Agora, os aprovados vão passar por cursos específicos para cada função, além de receberem noções de primeiros socorros.

Dentro do Mutirama existem e serão mantidos postos da Guarda Municipal e do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu), com ambulância. Neste último há serviços de ambulatório. Foram adquiridos também novos sistemas de iluminação, com refletores de alta potência, e de som, com alto falantes de longo alcance, tudo para atender de melhor forma a população, segundo os responsáveis pelo parque.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias