Home / Cotidiano

COTIDIANO

Aparecida de Goiânia é tricampeã no Prêmio InovaCidade 2019

Este ano, em Goiás, dois municípios foram contemplados com o Prêmio InovaCidade 2019: Morrinhos e Aparecida de Goiânia, de acordo com o Instituto Smart City Business America. A 7ª. edição do Prêmio, que será entregue em solenidade de premiação em São Paulo no dia 22 de julho, contempla 20 projetos brasileiros, nas diversas regiões, "selecionadas como merecedoras da premiação, por suas iniciativas ou projetos com impactos positivos mensuráveis e reconhecidos pela sociedade, realizados pela administração pública, iniciativa privada ou pela sociedade", destaca o Instituto.

Morrinhos leva o prêmio pelo projeto "Parque Natural de Morrinhos: conhecer para preservar", de autoria de Rogério Troncoso Chaves. Já Aparecida de Goiânia teve o projeto "MiniLAB Cidadão" como o destaque. A cidade de Aparecida de Goiânia parece colecionar esta premiação, tendo sido contemplada desde 2017, com os projeto "Soluções Urbanas para Cidadãos Inteligentes" e "Cidade Digital", respectivamente. Todos os projetos são assinados pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do município, que tem o prof. Dr. Cleomar Rocha como dirigente da pasta.

Por meio de sua rede social, o prefeito de Aparecida, Gustavo Mendanha, disse que ao idealizar o projeto de Cidade Inteligente já imaginava que seria um projeto ousado. "O MiniLAB Cidadão é uma rede de compartilhamento de ferramentas e equipamentos, com o espírito de coletividade, onde a comunidade usa, realiza e compartilha serviços e inteligência", destacou Mendanha.

Rocha, ao ser informado da premiação, destaca ainda que o reconhecimento internacional destas ações nos municípios trazem credibilidade ao Estado. O projeto Cidade Inteligente de Aparecida, que está em fase de implantação, coleciona prêmios, sendo um sucesso de crítica. O sistema é composto por mais de 500 km de fibra óptica, um Data Center, 600 novas câmeras de videomonitoramento e acess point para acesso gratuito à internet, disponível nos prédios públicos e em algumas praças e parques.

As áreas de maior impacto serão Saúde, Segurança, Educação, Trabalho e Assistência Social. O prefeito Gustavo Mendanha irá à São Paulo receber o Prêmio InovaCidade 2019. Em 2017 a solenidade de premiação ocorreu em Curitiba/PR e, em 2018, em São Paulo.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias