Home / Cotidiano

COTIDIANO

Urgente: Confira como se cadastrar para receber alertas da Defesa Civil

Em vigor desde janeiro do ano passado, o Serviço de Alertas por SMS da Defesa Civil tem como objetivo orientar a população quanto aos procedimentos a serem tomados em caso de risco de inundações, alagamentos, temporais ou deslizamentos de terra, entre outras ocorrências nas áreas urbanas e rurais.

O serviço é coordenado pelo Ministério da Integração, em parceria com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), além de operadoras de telefonia móvel do país e oferecido à população totalmente de graça.

Segundo o governo, a medida vai ajudar a salvar vidas em casos de fenômenos causados por eventos meteorológicos. De acordo com a Defesa Civil, os alertas são curtos, com até 160 caracteres, e visam apenas informar sobre um possível risco, deixando a população em alerta para tomar as devidas providências.

Como se cadastrar: 

Para receber a notificação, usuários de telefones móveis precisam cadastrar o CEP pelo número 40199 e receber a confirmação. Para cadastrar mais de um CEP, é necessário enviar uma mensagem por vez. Não há limite para a quantidade de CEPs que podem ser cadastrados. Para cancelar o serviço  basta enviar um SMS, com a palavra SAIR e o número do CEP e aguarde o recebimento da confirmação.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias