Home / Cotidiano

COTIDIANO

Prefeito Iris Rezende participa da abertura da Conferência Municipal de Saúde

A Secretaria Municipal de Goiânia (SMS), o Conselho Municipal de Saúde e o Sistema Único de Saúde (SUS) realizam a partir desta quarta-feira, 13, a 10ª Conferência Municipal de Saúde de Goiânia- “Irmã Katherine Marie Popowich”. Este ano o tema abordado é Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação do SUS. O encontro segue até o próximo sábado, dia 16.
A abetura oficial será hoje às 18h45 com a presença do prefeito de Goiânia, Iris Rezende, a Secretária Municipal de Saúde, Fátima Mrué, representantes dos Conselhos Municipal, Estadual e Nacional de Saúde e representantes da UFG, PUC-Goiás e usuários.
O objetivo é debater e reunir propostas para a melhoria e o desenvolvimento de políticas públicas do SUS em Goiânia. A Conferência é uma união de representantes de todos os segmentos locais envolvidos no SUS e tem a participação de cerca de 500 delegados e delegadas, sendo 50% deles representantes dos usuários, 25% dos trabalhadores do SUS e outros 25% são representantes dos gestores e prestadores de serviços em saúde.
Durante quatro dias de imersão no SUS serão abordados quatro eixos temáticos: Consolidação dos Princípios do SUS, Saúde como Direito, Financiamento Adequado e Suficiente para o SUS e Promoção da Saúde.
As propostas aprovadas em plenária em Goiânia serão apresentadas na Etapa Estadual da Conferência e posteriormente na Conferência Nacional de Saúde que será realizada em agosto, em Brasília .
“Esta é a oportunidade para que gestores, prestadores de serviço, usuários e trabalhadores contribuam para um SUS melhor, mais justo e de mais qualidade. É a partir das propostas apresentadas aqui que poderemos definir polícias públicas de saúde mais eficazes”- afirma a Secretária Municipal de Saúde, Fátima Mrué.
Uma das inovações desta Conferência é a realização da 1ª Mostra Científica, na qual serão apresentados trabalhos de acordo com os eixos temáticos.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias