Home / Cotidiano

COTIDIANO

Número de homicídios contra mulheres cai, mas registros de feminicídios aumentam em Goiás

Neste Dia Internacional da Mulher, 8 de Março, o portal G1 divulgou o resultados do Monitor da Violência que indicam os números de assassinatos de mulheres em 2017 e 2018. A pesquisa apontou que a quantidade de homicídios contra elas caiu 18% em Goiás. Entretanto, os casos em que mulheres foram mortas em crimes de ódio motivados pela condição de gênero aumentaram em 22,5%.

De acordo com o Rodney Rocha Miranda, o secretário de Secretaria de Segurança Pública de Goiás (SSP), outras secretarias em parceria com a SSP têm planos para unir iniciativas para agilizar ainda mais as denúncias e trabalhar uma “mudança de cultura”. Ainda de acordo com ele, para que os números de feminicídio caiam “é preciso ter uma ampla interlocução com a sociedade civil”.

O levantamento faz parte do Monitor da Violência, uma parceria do G1 com o Núcleo de Estudos da Violência da USP e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

No país, uma mulher é morta a cada duas horas. O feminicídio é crime previsto no Código Penal desde 2015 com pena de reclusão de 12 a 30 anos. Nestes casos, o criminoso que se sente dono da mulher e, normalmente, dá como desculpa ciúmes, traição e dificuldades com a separação.

Em Goiás, segundo o levantamento, foram registrados 31 casos desse tipo de crime em 2017 e 38 no ano seguinte. Já nos crimes em que o autor assumiu o risco ou teve a intenção de matar, independente do sexo, contra mulheres passaram de 166 para 136 no mesmo período.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias