Home / Cotidiano

COTIDIANO

Fecomércio e Prefeitura fecham parceria que beneficiará mais de 10 mil pessoas

O presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-GO, Marcelo Baiocchi, e o prefeito de Goiânia, Iris Rezende, assinaram, nesta quarta-feira, dia 20/03, um convênio que beneficiará alunos da rede municipal e comunidade local, ofertando, gratuitamente, vários serviços nas áreas de esporte e lazer, cultura, educação, assistência, saúde bucal e oftalmológica. O Projeto Teia, parceria pioneira, foi desenvolvido pelo Sesc e pelo Senac, e une a entidade de classe e o poder público municipal em ação social e educativa de amplo espectro, beneficiando mais de 10 mil pessoas,  de março a dezembro.

Durante o lançamento do projeto, em solenidade na sede da Fecomércio,  o presidente do Sistema Fecomércio, Marcelo Baiocchi, detalhou a proposta que levará, a cada dois meses, serviços para escolas das regiões mais carentes da capital: Norte, Noroeste, Oeste e Leste. As cinco edições acontecerão às sextas e aos sábados, das 9h às 17h, com início no próximo dia 29 de março, em unidade da região Norte, no Jardim Guanabara II.

Dentro do Projeto Teia, o Sistema Fecomércio oferecerá, na área da saúde, consultas e tratamentos odontológicos, consultas oftalmológicas, na unidade móvel Sesc Saúde Visão - e entrega de óculos para quem necessitar- , orientações educativas, aferição de pressão arterial , teste de glicemia, medição de taxa de colesterol, glicemia , tipagem sanguínea, consulta ginecológica, dentre outros serviços.

Estão previstas, ainda, atividades de segurança alimentar e nutrição, distribuição de lanches,  oficinas de gastronomia – dentre elas, a de aproveitamento integral de alimentos - do programa Mesa Brasil Sesc, recreação com jogos e brinquedos, dinâmicas esportivas, além de contadores de história, na unidade móvel do BiblioSesc.

Serviços estéticos, como corte de cabelo e manicure, e de orientação profissional, como a elaboração de currículos, serão ofertados, além se atendimento voltado especificamente aos trabalhadores do comércio, com sorteios de passeios turísticos. Após a programação de sextas e sábados, a unidade móvel do OdontoSesc permanecerá com sua prestação de serviço odontológico na escola pelo período de até 45 dias, atendendo exclusivamente todos  os alunos.

As escolas beneficiadas foram escolhidas por critérios técnicos, juntamente com a Secretaria de Educação do município. Cerca de 2 mil pessoas devem ser atendidas a cada edição.

Marcelo Baiocchi disse que o Projeto Teia é o maior ato lançado pela entidade este ano. “Como o próprio nome diz, é uma forma de ligar os pontos das entidades que compõem o município, e poder melhorar um pouco a situação de vulnerabilidade social enfrentada pelas pessoas carentes”, definiu. Ele assinalou que a perspectiva é que o projeto seja um sucesso e que deve ser ampliado nos próximos anos.

Baiocchi ressaltou que, ao lado do fortalecimento da representatividade das atividades comerciais, a atual gestão da Fecomércio buscou como meta fortalecer também a atividade social, levando o Sesc, por exemplo, a atuar e estar mais próximo da população carente. Diretor Regional do Sesc/Senac em Goiás, Leopoldo Veiga Jardim, disse que espera que as ações do Projeto levem os mais necessitados a usufruir dos benefícios oferecidos. “Nossa motivação e determinação é levar para quem mais precisa esses serviços”, disse.

Leopoldo disse que a prefeitura comandada por Iris Rezende abraçou o projeto desde a primeira apresentação.  “O prefeito tem uma história de sensibilidade com a cidade”, disse. Ele assinalou que o projeto, que foi feito “a quatro mãos com a Prefeitura”, já ganhou uma amplitude maior, com mais parceiros agregados, como o Exército, o Corpo de Bombeiros, ligas acadêmicas da Universidade Federal de Goiás e o Cartório Antônio Prado, que também prestarão diversos serviços à população.

Nova cultura

O prefeito Iris Rezende, que esteve na solenidade acompanhado da maioria do seu secretariado, disse que estava emocionado e realizado com a parceria fechada e união em prol da população. Iris lembrou o espírito de esforço coletivo dos mutirões que implantou em sua carreira política. “Estou certo de que nós vamos, aqui em Goiânia, criar uma nova cultura para o país.  O país vai tomando conhecimento do que o Sesc e o Senac estão fazendo: acudindo as crianças na área da oftalmologia, da odontologia, da diversão, de exercícios, de tudo”, assinalou. “Ou seja, criando uma mentalidade na criança de que ela vai se tornando uma peça partícipe deste conjunto social”, ainda completou. “As instituições de classe de Goiânia estão dando uma lição ao Brasil, e eu me realizo com isso”, assinalou.

Datas das edições do Projeto Teia:

29 e 30/03 – Região Norte – E.M. Professor Lourenço Ferreira Campos

17 e 18/05 – Região Noroeste – E.M. Manoel Jacinto Coelho

23 e 24/08 – Região Oeste – E.M. Eli Brasiliense

04 e 05/10 – Região Oeste – E.M. Alto do Vale

06 e 07/12 – Região Leste – E.M. Padre Zezinho


Fotos: Sílvio Simões

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias