Home / Cotidiano

COTIDIANO

Desfile com bandas marciais e forças policiais marcam 85 anos de Goiânia

A velha Campininha – com 208 anos de ida­de – recebeu na manhã de quarta-feira, 24, uma multi­dão que acompanhou o tradi­cional desfile de 24 de outubro justamente na... Avenida 24 de outubro. Mais do mesmo, mas com um público ainda mais, digamos, “militarizado”. No­vos tempos?

Dentre os presentes, o ex-de­putado estadual Mauro Rubem cumpria sua missão: distribuía material de Fernando Haddad (PT), candidato a presidente.

Cinco pessoas acompanha­vam o militante que foi pratica­mente na “boca do leão” tentar reverter com coragem o resulta­do iminente das urnas.

Em uma lanchonete próxi­ma, numa das beiradas do bair­ro tradicional, um ex-integrante do Exército – a primeira fileira que desceu a avenida – disse que vem sempre ver o desfile, pois sua história de vida está ali.

A conversa se aprofunda com a reportagem e ele diz que com­bateu na Guerrilha do Araguaia, episódio negro da história políti­ca brasileira que ocorreu na dé­cada de 1970.

Questionado se teremos uma nova “ditadura”, ele retrucou: “Alto lá: tivemos um regime repressivo! Ditadura não foi”. Aos 80 anos, o ex-soldado do Exército diz que não quer seu nome no jornal.

SAPOLÂNDIA

Afirma que mora na rua 16, Vila Isaura, antiga “Sapolân­dia”, que fica ao lado de Cam­pinas. Orgulhoso, o soldado chegou a atuar no Egito por seis anos no Canal de Suez e acompanha o desfile com um olhar adolescente por “amar” a pátria e sua cidade.

Durante o desfile, pouca ideo­logia explícita. Cada órgão pro­curou mostrar sua força na tec­nologia. Helicópteros e viaturas fizeram a alegria dos presentes. Lojas maçônicas, escoteiros e es­tudantes se misturaram com a Guarda Civil, Polícia Militar e Polí­cia Rodoviária Federal. Parece que a Polícia Federal não participou.

As bandas tocaram Beethoven e Carlos Gomes. Festa digna de uma metrópole que não escon­de seu passado brejeiro.

Adolescentes de algumas es­colas desfilaram com uniformes puídos. Outros empunharam tu­bas e saxofones enferrujados e descascados. A hashtag #Gyn­dadepressao veio na mente na­quele momento.

É preciso dar dignidade para estes jovens, que se esforçam e representam a pátria, Goiás e sua capital.

No mais, o desfile de carros antigos agradou quem compa­receu na festa de aniversário dos 85 anos de Goiânia. Poucos polí­ticos estiveram presentes.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias