Home / Cotidiano

COTIDIANO

Oferta de touros jovens top

O Programa de Melhora­mento Genético de Zebuí­nos teve sua importância ressaltada, ontem, pela consultora do PMGZ no Centro-Oeste e supe­rintendente da Associação Brasilei­ra dos Criadores de Zebu (ABCZ) em Goiânia. Vanessa Barbosa mos­trou o programa durante palestra na 8ª Goiás Genética, que se reali­za desde quarta-feira no Parque da Pecuária e que se encerra hoje com o Leilo Shopping, previsto para esta manhã nas instalações da Embra­pa Arroz e Feijão, em Santo Antô­nio de Goiás, km 12 da Rodovia GO-462. No leilão, serão ofertados 70 touros jovens aprovados e tes­tados a pasto, das raças Nelore e Tabapuã. São animais que podem chegar a valores de R$20 mil, divi­didos, no entanto, em até 30 parce­las mensais, segundo a Arroba TV, que realiza o leilão virtual.

Os touros, que terão idade mé­dia de 24 meses na data do Leilo Shopping, se destacaram pelo de­sempenho individual em caracte­rísticas de crescimento, reprodu­ção, funcionalidade, morfológicas e de carcaça durante as avaliações, a pasto, da 20ª edição do Teste de Desempenho de Touros Jovens (TDTJ) da Embrapa, realizada en­tre junho de 2017 e abril de 2018. Os animais também estão sendo avaliados para eficiência alimentar desde o início de julho deste ano.

Segundo o pesquisador Cláu­dio Magnabosco (Embrapa Cerra­dos), coordenador do evento, a ideia de realizar um Leilo Shopping de Touros Jovens em vez de um sim­ples leilão visa dar mais transparên­cia às vendas, uma vez que os ani­mais estarão expostos virtualmente na página da Arroba TV na internet (www.tvarroba.com.br) a partir do dia 12 de setembro, quando os inte­ressados já poderão dar pré-lances.

O Leilo Shopping de Touros Jo­vens, a excelência em eficiência genética, será aberto às 9 horas pe­los representantes da Embrapa Ar­roz e Feijão, Alcido Elenor Wander, e da Embrapa Cerrados, Claudio Karia. Na seqüência, o pesquisa­dor Cláudio Magnabosco, da Em­brapa Cerrados, discorrerá o que é um touro eficiente. Em seguida, haverá uma visitação aos animais, os pré-lances virtuais e presenciais, finalização e consolidação de ven­das, com as participações de Cláu­dio Magnabosco, Hélvio Abadia e Sidney Farina. A programação se encerra com confraternização na sede da Embrapa Arroz e Feijão.

MELHORAMENTO GENÉTICO

Com mais de 12 milhões de animais avaliados, o Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos auxilia os criadores no processo de seleção da fazenda, identificando os bovinos mais pre­coces, férteis, de melhores índices de ganho de peso ou de produção leiteira. Além de agregar valor ao rebanho, tem a vantagem de dimi­nuir o custo de produção por uni­dade de produto e melhorar a rela­ção custo/benefício. Disponibiliza ao mercado informações genéti­cas consistentes que atestam as performances dos rebanhos ins­critos em suas provas zootécnicas.

O Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos (PMGZ) é de­senvolvido pela ABCZ desde 1992, em todas as suas unidades de aten­dimento, através dos seus técnicos de campo. Atualmente, o programa controla cerca de 3.600 rebanhos de todas as raças zebuínas e em todo o território nacional por meio de suas três provas zootécnicas: Con­trole do Desenvolvimento Ponderal – (CDP). Provas de Ganho em Peso – (PGP). Controle Leiteiro – (CL).

Os dados obtidos pelo PMGZ são fontes para geração das avalia­ções genéticas de animais jovens e adultos e disponibilizam ao merca­do informações genéticas consis­tentes que atestam as performan­ces dos rebanhos inscritos.

AVALIAÇÕES

Os rebanhos participantes do controle leiteiro recebem as avalia­ções genéticas através do sumário do leite e os participantes do con­trole de desenvolvimento ponde­ral através do sumário de corte. No CDP se avalia todos os animais jo­vens (machos e fêmeas), matri­zes e touros, no entanto os dados oriundos das PGPs também são considerados para a formação das avaliações genéticas, porem se res­tringem apenas aos machos jovens da propriedade. Somente em 2017 foram 239.215 novos animais in­tegrados ao programa, superan­do assim a marca de 12 milhões de animais avaliados.

Priorizando o melhoramento do gado zebu, a ABCZ possui diversas parcerias técnicas cientificas com diversas universidades e entidades da área de pesquisa.

TRABALHO COM MELHORAMENTO GENÉTICO

Os novos rumos da economia mundial provocam, com freqüên­cia, grandes mudanças nos seto­res produtivos. Para adaptar-se a essa dinâmica, os pecuaristas ne­cessitam utilizar tecnologia capaz de maximizar a produtividade com a melhor relação custo/benefício.

Para tal, os produtores dispõem de programas de melhoramen­to genéticos bem elaborados, que permitem identificar os melhores animais com maior probabilida­de de acerto quando comparado a uma seleção empírica.

Esses procedimentos proporcio­nam ganhos genéticos mais acele­rados, aumentando a freqüência gênica favorável e, conseqüente­mente, diminuindo os genes não desejáveis dentro de um rebanho.

A coleta de dados é um ponto crucial para que as informações geradas pelas avaliações tenham validade. Dados mal coletados e/ ou mal informados geram infor­mações falsas que podem deso­rientar a seleção, ou seja, se for en­viado “lixo” para a avaliação, “lixo” será o resultado delas.

As grandes ferramentas geradas para os participantes de um pro­grama são as estimativas dos va­lores genéticos dos animais, pois o que o animal exterioriza tem grande influência do ambiente ou ainda pode ter sido fruto de uma combinação aleatória de genes, que não tem garantia alguma de transmissibilidade.

Assim pode-se ter, por exemplo, dois excelentes animais muito pa­recidos, mas sempre um deles terá maior probabilidade de transmitir as suas qualidades do que o outro. Algo que as estimativas das DEPs em gado de corte e as PTAs em gado de leite, que correspondem a meta­de do VG, irão indicar.

Isso quer dizer que a participa­ção em um programa de melhora­mento não significa, em si mesma, o progresso genético do rebanho. Tudo depende de como o criador utiliza essas informações, ou seja, quem ele elege como reprodutores e matrizes. Como utilizar essas in­formações poderá fazer a diferença, e esta pode ser chamada de a “arte de fazer melhoramento”.

Pode-se concluir que no mo­mento exato em que um esperma­tozóide fecunda um óvulo, estabe­lece-se um novo indivíduo com um determinado grupo de genes. Não há nada que se possa fazer para mudar essa constituição genética após esse momento. Mas há mui­to que pode ser feito antes.

VANTAGENS DO PROGRAMA

Melhora a fertilidade do reba­nho; Evidencia os animais, mais precoces; melhora os índices de ganho de peso; diminui o intervalo entre gerações; coloca à venda ani­mais testados, agregando valor aos mesmos; proporciona aos criadores produzirem animais prontos para abate mais jovens; proporciona ao consumidor carne de melhor qua­lidade; diminui o custo de produção por unidade de produto ou melho­ra a relação custo/benefício; aper­feiçoa os recursos da propriedade; aumenta a lucratividade.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias