Home / Cotidiano

COTIDIANO

Goiás Genética: custos pesam na balança

Discorrendo sobre automação pecuária e o boi do futuro, Marce­lo Ribas, executivo diretor (CEO) da Intergado, na Goiás Genética, que se realiza no Parque Agrope­cuário de Goiânia, disse que os pecuaristas e toda a cadeia da car­ne devem atender às exigências do mercado consumidor. Em re­sumo, satisfazer o público interno e externo quanto à qualidade, cus­to, sustentabilidade e bem-estar animal. O médico veterinário ba­teu muito na sustentabilidade, ob­servando que o mundo “está cada vez mais atento a esse detalhe”.

Sua palestra no auditório Au­gusto Gontijo, teve como con­teúdo mais forte os fatores da pecuária de precisão e do melho­ramento genético. Os custos, con­tudo, não foram esquecidos. Esse detalhe interessa tanto aos pro­dutores quanto aos consumido­res. “Por isso deve ser observado”, observou. Os confinadores, por exemplo, gastam 0,22% do que aufere com a sanidade animal; instalações e operações, 18,48%; e mais de 80% com a nutrição.

COCHOS ELETRÔNICOS

Em sua visão, um confinamen­to moderno deve conter cochos e bebedouros eletrônicos, um siste­ma customizado, para coleta cons­tante de dados individualizado, observando que na Embrapa Ar­roz e Feijão, sediada nas proximi­dades de Goiânia, dispõe de um modelo. Por sinal, dentro da pro­gramação da Goiás Genética está prevista uma visita a esse local, de­pois do Leilo Shopping, quando setenta animais de diferentes ra­ças zebuínas serão leiloadas.

Os animais ao entrarem nos cochos ou bebedouros podem ser pesados de forma voluntá­ria, ganhou peso diariamente, en­tre outras informações que anos atrás poucos imaginavam. Pois, o criador assim poderá gerenciar melhor o animal. Trata-se pra­ticamente da última palavra em tecnologia, que está inserida na pecuária de precisão.

ENGORDA INTENSIVA

Com sede em Contagem, a startup desenvolveu um conjun­to de hardware e software capaz de entregar análises de lucrati­vidade por animal — sobretudo para o segmento de animais em engorda intensiva.

Segundo Marcelo Ribas, as so­luções estão alinhadas com as atuais tendências de utilização da seleção genética para eficiên­cia alimentar e desenvolvimento de pesquisas para monitoramento da saúde animal, diagnóstico pre­coce de doenças e bem-estar ani­mal, através da avaliação de mu­danças de comportamento e de consumo. “Isso significa otimizar o uso dos recursos naturais, huma­nos e financeiros”, complementa.

“Detectamos uma demanda do mercado brasileiro por solu­ções eletrônicas para avaliação da eficiência alimentar. Até en­tão, as únicas soluções dispo­níveis eram importadas e apre­sentavam alto custo. A partir de um conhecimento profundo de tecnologia e manejo desenvol­vemos nossos produtos: cochos eletrônicos, bebedouro eletrôni­cos e plataformas de pesagem voluntária”, diz Ribas.

Com a tecnologia, todo o com­portamento, consumo e peso vivo passaram a ser registrados auto­maticamente pelos equipamen­tos. A plataforma gera relatórios em que o produtor, cliente da In­tergado, consegue acompanhar em tempo real como está a en­gorda de cada animal, além de ser uma ferramenta para tomada de decisões de abate, aumentando o retorno de seus investimentos.

RECRIA INTENSIVA

Renato Tangari Dib, docente da Universidade Estadual de Goiás no Campus de São Luis de Mon­tes Belos, proferiu palestra sobre recria intensiva de corte. Matéria a respeito será publicada na pági­na de agronegócio, edição de se­gunda-feira, no Diário da Manhã. Pedro Arraes, presidente da Ema­ter-Goiás, substituiu o governa­dor José Eliton, na apresentação de programa de governo.

Falaram, ainda, Gustavo José Braga, zootecnista da Embrapa Cerrados, sobre revolução das pastagens e os novos forrageiros do Bioma Cerrado. Vanessa Bar­bosa, superintendente da ABCZ em Goiânia, discorreu sobre se­leção de matrizes e a importân­cia da eficiência reprodutiva. A programação de ontem encer­rou com o médico veterinário Rodrigo Florentino abordando a odontologia eqüina.

A programação de hoje consta apresentação da ANCP pelo mé­dico Argeu Silveira, Programa de Melhoramento do Gado Zebu por Vanessa Barbosa, consultora do PMGZ no Centro-Oeste-ABCZ. Bruno Fernandes vai discorrer so­bre o Paint; Guilherme Pontie­ri, pela Qualitas.Wagner Miranda dará uma mensagem final, Otoni Verdi será moderador dos deba­tes e o professor Carlos Vinicius de Miranda Faria encerrará o ci­clo de palestras discorrendo so­bre influência dos genes diluido­res na pesagem de equino.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias