Home / Cotidiano

COTIDIANO

Goiânia realiza campanha de vacinação contra a raiva neste sábado

Mais de 400 postos de Goiânia estarão abertos neste sábado (22/09) das 8 às 17 horas para vacinar cães e gatos contra a raiva. De acordo com a Prefeitura, a meta é imunizar 160 mil animais, o que corresponde a 80% de uma população estimada em 200 mil cães e gatos. A vacinação é gratuita. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) alerta que animais a partir dos três meses de idade devem ser imunizados e precisam estar saudáveis.

Ainda de acordo com a pasta, vacinação é anual obrigatória e tem como objetivo garantir o controle da raiva nos cães e gatos e evitar que a doença atinja a população humana. Além disso, é importante que os bichos sejam conduzidos aos postos por pessoas com idade e porte adequados para o manejo durante a vacinação.

Durante a campanha antirrábica de 2017, foram aplicadas 172.796 doses da vacina. Destas, 153.900 em cães e 18.896 em gatos. A raiva é uma doença que atinge animais e seres humanos. De acordo com a Prefeitura de Goiânia, a contaminação se dá pelo contato com a saliva contaminada do animal. A doença em humanos é fatal na grande maioria dos casos. A vacina é gratuita e considerada a forma mais eficaz de evitar que o vírus se espalhe.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias