Home / Cotidiano

COTIDIANO

Zacharias Calil faz palestra sobre separação de siameses no Rio

O cirurgião pediátrico goia­no Zacharias Calil vai ministrar palestra neste sábado no Con­gresso Estadual dos Estudan­tes de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (COEMEDRJ). Na ocasião, o médico falará dos procedimentos que o tornaram mundialmente conhecido: a se­paração de gêmeos siameses e também o tratamento de lin­fangioma.

“Essas patologias chamam muita atenção e, geralmente, as salas ficam lotadas nas minhas apresentações”, conta Calil, que já rodou o mundo contando seus procedimentos inovadores na se­paração de gêmeos siameses.

Zacharias Calil foi o pioneiro da cirurgia de separação de sia­meses em Goiás e já realizou o procedimento 18 vezes no Hos­pital Materno Infantil (HMI). A literatura médica mundial indi­ca que, dentre os siameses ope­rados, um em cada cinco sobre­vivem à cirurgia. No HMI, esse índice chega a 50%.

Já o tratamento do Linfangio­ma, que é uma anomalia con­gênita dos vasos linfáticos e que promove a deformação das es­truturas vasculares, também ga­nhou repercussão mundial de­vido ao alto índice de sucesso do procedimento. “O linfangioma é uma patologia complexa de difí­cil tratamento e, em determina­das ocasiões, coloca o paciente em risco de morte. Mas eu e mi­nha equipe no Hospital Materno Infantil conseguimos sucesso em 98% dos casos, o que é considera­do o tratamento de maior eficá­cia no mundo”, conta Calil.

O médico goiano também desenvolveu novas técnicas para o tratamento de hemangio­mas e da Hipertricose Lanugi­nosa Congênita, conhecida po­pularmente com a síndrome do lobisomen. O sucesso nos pro­cedimentos fez com que o Calil ganhasse repercussão interna­cional e, em 2014, o canal Dis­covery começou a gravar uma série de episódios sobre o tra­balho do médico goiano.

O médico, que é candidato a deputado federal em Goiás, suspendeu a sua campanha neste final de semana para par­ticipar do evento com os estu­dantes. “Gosto muito de com­partilhar minhas experiências com quem está começando a trilhar os caminhos da Medici­na”, ressalta Calil.

O evento é organizado por alunos de diversas universida­des de Medicina do estado do Rio de Janeiro, que fazem par­te da Associação dos Estudan­tes de Medicina naquele Esta­do (Aemed-RJ) e será realizado no Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso), em Tere­zópolis (RJ).

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias