Home / Cotidiano

COTIDIANO

Saneago alerta população para evitar perdas de água

A Saneago tem intensifica­do, cada vez mais, as ações para redução dos índices de perdas nas redes de distribui­ção de água em todo o Estado. De acordo com o último relatório do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (Snis), Goiás é o segundo Estado com menor ín­dice de perdas no País, com 30,2%, enquanto a média nacional é de 38,1%. A cidade de Goiânia, por exemplo, atualmente é a terceira capital brasileira que apresenta o menor índice de perdas na distri­buição, com 20,88%. A companhia realiza constantemente a busca por vazamentos ocultos, atuali­zação cadastral, substituição de hidrômetros, entre outras ações de combate às perdas.

Mas, a Saneago redobra a vigi­lância. E ressalta que a participa­ção da população é muito impor­tante para reduzir ainda mais esses indicadores. O cliente que verificar vazamentos pode informar a Com­panhia pela Central de Relaciona­mento, pelo número 0800 645 0115. A Saneago conta com atendentes disponíveis 24 horas e durante os finais de semana, para solucionar as questões com maior agilidade.

Desde 1º de julho, todas as fatu­ras da Saneago contam com men­sagem informando sobre o perío­do de estiagem e direcionando os usuários para o site da companhia (www.saneago.com.br), onde exis­te campanha educativa com dicas de consumo racional da água trata­da. A companhia iniciou também campanha educativa em rádio, te­levisão e mídias sociais, alertando toda a população do Estado sobre a importância do uso consciente das reservas domiciliares.

ÁGUA EM CASA

A Saneago promove em seu por­tal eletrônico uma simpática cam­panha de orientação sobre gastos de água. Como economizar esse preciso líquido. Alguns itens sobre como proceder e até evitar des­perdício e consequente redução de gastos na conta de água. Na ini­ciativa, são usadas as figuras sim­bólicas de Paulo e Mariana, o casal que decide poupar água em casa.

No Banho–Economizar água é muito simples. Basta adotar uma nova postura em casa e praticar isso no dia a dia. Mude os seus há­bitos durante o banho. Agora, ele dá show de economia.

Lavando a Roupa–Utilizar a máquina de lavar com a capa­cidade máxima e sempre fazer o reuso da água, aproveitando para lavar o quintal.

No Jardim–Todas as vezes que o Paulo faz alguma coisa errada ele presenteia a Mariana com plantas e flores. Ela sabe que para aguar a floresta que ganhou de presente é importante usar o regador. As­sim, ela economiza água e man­tém tudo verdinho.

Varrendo a Calçada–As mu­danças na casa da Mariana já co­meçaram a surtir efeito. Agora, só falta o Paulo convencer a sogra a economizar também.

Vaso Sanitário–Aos poucos a Mariana vai consertando os de­feitos do Paulo. Ele aprendeu, por exemplo, que vaso sanitário não é lixeira e que a válvula da descar­ga desregulada causa um enor­me desperdício.

Lavando a Louça–Lavar a lou­ça para o Paulo nunca foi tarefa fácil. Era um desperdício de água sem fim. Mas aí a Mariana deu um jeito nisso e agora o Paulo é um verdadeiro exemplo de ho­mem na cozinha, pelo menos la­vando a louça.

Lavando o Carro–O Paulo ado­ra deixar o carro brilhando. Só que agora, ele vai ter que aprender a usar o balde para não desperdiçar água.

Escovando os dentes e fazen­do a barba–A Mariana ensinou e o Paulo aprendeu direitinho. Para fi­car com o hálito puro e o rosto lisi­nho não precisa gastar muita água.

Na piscina–O Paulo adora na­dar e já aprendeu que para evitar o desperdício de água é sempre bom manter a piscina coberta quando não estiver sendo usada.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias