Home / Cotidiano

COTIDIANO

Onde nascem as empresas

O Instituto Tecnológico do Estado de Goiás (Itego) Celso Monteiro Furta­do, de Uruana, promoveu duas rodadas de palestras em Uruana e Jaraguá para fomentar o em­preendedorismo na região. As palestras foram proferidas pela consultora Poli de Castro e tive­ram como foco principal o tra­balho de incubadora que a Rede Itego está implementando em suas unidades pelo estado.

A diretora do Itego Celso Furta­do, Shuleyma Sousa Gudim, res­saltou que o projeto atende a um planejamento estratégico que visa fomentar a inserção de microem­preendedores no mercado formal das cidades próximas onde este­jam instaladas unidades da Rede Itego – Colégios Tecnológicos (Cotecs) e Arranjos Produtivos Locais (APLs). “Os empresários e empreendedores com vocação para os negócios que participa­ram do nosso workshop tiveram oportunidade de conhecer no­vas definições da política de em­preendedorismo e arejar as ideias para seus negócios”, explicou.

A Fundação Antares de Ensi­no e Pesquisa (Faespe), gestora do Itego Celso Furtado, mandou para as palestras chamadas “incu­badoras de empreendedorismo” a colaboradora da Faespe, Polli Di Castro, com um trabalho nacio­nalmente reconhecido nas áreas de mídias digitais e marketing. Em sua palestra ela expos para o pú­blico de Uruana e Jaraguá as fa­cilidades de se juntarem a insti­tuições que fazem o fomento dos empreendimentos através das in­cubadoras para troca de experiên­cias e fortalecimento de suas posi­ções no mercado. Shuleyma frisou que o foco da palestra foi mostrar que “empreender é o ato de idea­lizar, coordenar e realizar projetos, negócios e serviços”.

Shuleyma ressalta a facilida­de que a Rede Itego tem agora para ofertar cursos e a versatili­dade de ações após o serviço ser assumido pela Fundação Anta­res (Faespe). “Antes os processos eram mais burocráticos e difíceis de andar. Agora, após o advento da gestão da Faespe temos facili­dade para ofertar cursos, contra­tar professores, diversificar focos de atendimento e dar mais aten­ção para nosso público alvo. Com esse mudelo de gestão agora tudo ficou mais ágil”, frisa.

Em temos de mercado alta­mente competitivo e dificuldade de levar capacitação a um núme­ro maior de interessados as uni­dades da Rede Itego têm desta­cada atuação na qualificação de mão de obra e empreendedoris­mo para facilitar o acesso a ino­vações tecnológicas. Uruna tem forte vocação agrícola, mas tem se destacado nos últimos anos pelo surgimento de grande nú­mero de microempresas do se­tor confeccionista, com ênfase na terceirização. Puxados pelo polo confeccionista de Jaraguá os microempreendedores não se acanham em se lançar na busca alternativa de novas formas de geração de renda e fuga da crise. A dificuldade em sair da informa­lidade e de projetar novos rumos para o futuro é a barreira que os workshops visam derrubar.

TECNOLOGIA

Para o coordenador do Co­tec de Jaraguá, Aldinei Pessoa, a tentativa de juntar empresários e microempreendedores de ci­dades próximas para aprende­rem juntos e trocarem experiên­cias é uma das mais gratificantes atividades dos últimos meses. “Sabemos que essas sementes plantadas nos workshops vão render muito no futuro. Nas pró­ximas edições temos certeza de que estarão presentes muitos outros empresários que por um motivo ou outro não estiveram nesse”, comentou.

As dificuldades enfrentadas podem ser melhor superadas se as experiências vitoriosas forem difundidas, ressaltou. A pales­trante Polli Di Castro manteve a linha de análise do momen­to e dos indicativos que podem ser alinhados para melhor orien­tação dos empresários que par­ticipam das incubadores. Uma inovação tecnológica importan­te pedida pelos empresários é o acesso às melhores técnicas de e-commerce e sua aplicação no mercado confeccionista.

Aldinei explicou a solicitação dos empresários. “Hoje já não é tanto praticado o comércio em que as pessoas veem em grupo para a cidade. Ao contrário, elas podem acessar lá mesmo de suas cidades ou estados de origem e comprar pela internet. Aí é que reside a dificuldade dos empre­sários, de aprimorar a apresen­tação de seus produtos por um moderno marketing digital e con­solidar suas vendas pela internet, que é muito mais rápida, produti­va e muitas vezes até barata”, frisa.

A Faespe ainda vai realizar mais rodadas de workshops nos Itegos e Cotecs sob sua gestão. Nos dias 27 e 28 estão programa­das atividades em Jaraguá e Urua­na novamente.

CONFIRA:

  • Jaraguá (Itego)


Dia 27/08

Local: Auditório CETEMJ

Endereço: Rua Arantes Gomes de Souza, 558-642 – Vila São José

Horário: 18 horas

Informações: Marília Coordenadora de DIT Itego Jaraguá Telefone: (62) 98541-0165

  • Uruana (Itego)


Dia 28/08

Local: Auditório do Itego

Endereço: Av Amaro Alves Toledo, s/n centro Uruana-Go

Horário: 18 horas

Informações: Maria Sueli Coordenadora de DIT Itego Uruana

Telefone: (62)99906-1256

Três perguntas para Polli di Castro

Estamos em uma era em que a facilidade de acesso é muito grande e há muita informação on-line”

Polli di Castro, consultora

DM – Como as mídias digitais e as novas formatações de marketing podem ajudar empreendedores em estágio inicial a potencializarem seus negócios?

Polli di Castro – Elas podem dar maior visibilidade não ape­nas para cada negócio em se­parado, mas para toda uma região que se torna foco dos par­ceiros em potencial. Hoje é ine­vitável uma presença digital e isso potencializa a possibilida­de de crescimento. Isso ajuda também a definir as potencia­lidades da região e a definição da vocação natural.

DM – Como os microempreendedores e quem está saindo da informalidade podem encontrar o melhor caminho para essas mídias digitais?

Polli di Castro – Estamos em uma era em que a facili­dade de acesso é muito gran­de e há muita informação on­-line. Mas, a iniciativa para conhecer e dominar essas fer­ramentas é o principal ingre­diente. Há muitos cursos gra­tuitos e outros mais completos de forma presencial ou a dis­tância. Recomendo sempre que busque os que estão disponíveis na internet para conhecer pri­meiro e entrar depois.

DM – O que a Rede Itego tem levado de inovação tecnológica para esses empreendedores para que dominem com maior propriedade essas ferramentas?

Polli di Castro – A Rede Ite­go tem levado formação da postura empreendedora que os empresários devem ter e a formação desse alinhamento das expectativas regionais atra­vés dos Itegos e Cotecs que vão produzir novos profissionais e esses vão suprir essa deman­da que há de especialização. Nós levamos conhecimento aos empresários afim de que eles interajam com estudantes e es­pecialistas e tenham melhor aproveitamento.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias