Home / Cotidiano

COTIDIANO

O segredo do peito materno

Depois de longos nove meses de espera, o bebê chegou. Juntamente com ele, nasce uma porção de ques­tionamentos sobre o principal cuidado com o pequeno nessa fase: a alimentação. Mães de pri­meira viagem sempre pesquisam tudo sobre o assunto, mas quan­do chega a hora da prática as dú­vidas gritam silenciosamente.

O leite materno é um alimen­to vivo, adaptável às necessidades fisiológicas do bebê, capaz de for­necer-lhe todos os nutrientes para um crescimento saudável. A Orga­nização Mundial de Saúde privile­gia o aleitamento materno exclusi­vo nos primeiros seis meses de vida sem precisar acrescentar à alimen­tação do bebê qualquer outro ali­mento. A partir dos seis meses e até os 2 anos de idade a mãe pode in­troduzir gradualmente outros ali­mentos à dieta da criança, combi­nando com a amamentação.

Segundo a Secretaria Munici­pal de Saúde de Goiânia, as mães precisa ter alguns cuidados com a higiene do peito materno. “La­var os mamilos apenas com água. Não usar sabonetes, cremes ou pomadas. Não é necessário lavar os mamilos sempre que o bebê for mamar”, reforçam.

PRINCIPAIS DIFICULDADES

As rachaduras no bico do peito é algo que incomoda, e que pode acontecer principalmente nos pri­meiros meses de amamentação. A dona de casa Camilla Souza, 26 anos, acreditava que suas primei­ras semanas amamentando o pe­queno João Gabriel, hoje com um ano, estavam certas. “Mas logo co­meçou a rachar o meu seio e fui fi­cando incomodada”, contou.

De acordo com ela a solução foi procurar ajuda, já que a ocorrência das rachaduras está normalmente relacionada com a forma incorreta de amamentação. A dona de casa encontrou respostas para sua dúvi­das no Banco de Leite Humano do Hospital Materno Infantil de Goiâ­nia. Só este ano a instituição já aten­deu 4667 pessoas que procuraram a instituição que fica no Setor Oeste. No local é possível entender a po­sição correta na hora da mamada.

MAMAS EMPEDRADAS

Conforme a Secretaria Munici­pal de Saúde de Goiânia, quando isso acontece a mãe não deve dei­xar de amamentar, ao contrário, deve fazê-la com frequência, prefe­rencialmente em horários alterna­dos, dessa forma as mamas serão mais facilmente esvaziadas. “Reti­rar um pouco de leite antes da ma­mada é um alternativa para amo­lecer a mama e facilitar que o bebê pegue o peito”, explicam.

POUCO LEITE

Para manter uma boa quantida­de de leite, é importante que a mãe amamente com frequência. A suc­ção é o maior estímulo à produção do leite, quanto mais o bebê suga, mais leite a mãe produz, por isso que os médicos alertam que o bebê deve mamar sempre que quiser.

“É importante, também, dar tempo ao bebê para que ele esva­zie bem o peito em cada mama­da. Se o bebê dorme bem e está ga­nhando peso, o leite não está sendo pouco, mas caso a mãe acredite que está com pouco leite, deverá procurar orientação no serviço de saúde”, orienta a Secretaria.

LEITE FRACO

Não existe leite fraco. Todo lei­te materno é forte e bom. A cor do leite pode variar, mas ele nun­ca é fraco. É importante acredi­tar que nem todo choro do bebê é de fome. A criança chora quan­do quer aconchego ou sente al­gum desconforto.

Sabendo disso, não deixe que ideias falsas atrapalhem a ama­mentação. É importante perceber que a mãe é suficientemente capaz de alimentar o filho nos primeiros seis meses só com o seu leite.

  Lavar os mamilos apenas com água. Não usar sabonetes, cremes ou pomadas. Não é necessário lavar os mamilos sempre que o bebê for mamar” Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias