Home / Cotidiano

COTIDIANO

Morte de dezenas de peixes no Córrego das Antas é investigada em Anápolis

Foto:Reprodução/TV Anhanguera


A gerência de fiscalização ambiental de Anápolis investiga a causa da morte de dezenas de peixes no Córrego das Antas, que corta grande parte do município. Até o momento, a suspeita é de que a poluição provocada pelo lançamento de esgoto tenha provocado a morte dos animais. O caso foi denunciado por um grupo de ambientalistas na última terça-feira, 14.

O gerente de fiscalização ambiental, Thiago Vitorino, informou à TV Anhanguera, que os fiscais vão coletar amostras da água para verificar que tipos de substâncias estão deixando os peixes sem oxigênio. O trabalho será realizado em parceria com a Universidade Estadual de Goiás (UEG), que irá realizar análises da água.

Mais problemas

O Córrego das Antas já estava em observação desde o início deste mês, quando o mesmo grupo de ambientalistas que fizeram a denúncia sobre os peixes, constatou uma espuma se formando nas águas do ribeiro provocada pelo descarte de esgoto de forma irregular da Saneamento de Goiás (Saneago). Na ocasião, o ambientalista Edson Queiroz chegou a alertar que o cal encontrado na água era nocivo e já poderia ter causado a morte de vários cágados na região.

Após a denúncia, a Saneago foi notificada e multada em R$ 100 mil pelo crime ambiental. Questionada sobre a mortandade dos peixes, a companhia informou, por meio de nota, que os locais onde a situação ocorreu ficam bem acima do ponto de lançamento da estação de esgoto e que por isso, não poderia atingir essa área (onde os peixes mortos foram encontrados), que fica em sentido contrário ao curso do córrego.

Com informações de outros portais.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias