Home / Cotidiano

COTIDIANO

Inmet emite alerta de "perigo potencial" devido à baixa umidade em Goiás

Foto:Reprodução


O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de "perigo potencial" para o estado de Goiás por conta da baixa umidade prevista para este mês de agosto. O órgão ressalta sobre a importância de se hidratar durante essa época do ano em que a umidade relativa do ar varia entre 30% a 20%.

Nesta quinta-feira, 2, a previsão é de que o nível atinja 20% durante a tarde, com temperatura podendo chegar a 33º C. A chefe do Inmet em Goiás e no Tocantins, Elizabete Alves, afirma que "quase todo o estado está nesse nível" e que "só o extremo sul e sudoeste estão com uma situação um pouco melhor".

Ela explica que a umidade vem caindo desde o final de maio, mas que a situação realmente se agravou no dia 13 de julho, quando o nível chegou a 16%, o que "configura o estado de alerta".

Atualmente, uma massa de ar seca está impedindo a chegada de frentes frias que vêm do sul do país, além de correntes de ar úmido vindas da Amazônia. Por causa disso, a umidade deve permanecer em baixa nos próximos dias no estado, o que pede atenção da população.

Elizabete informou que na próxima semana, a situação deve melhorar e há até possibilidade de chuva.

A orientação para que os goianos enfrentem o período seco sem grandes problemas é se hidratar, evitar desgastes físicos, principalmente entre às 14h e 16h, evitar exposição ao sol e, se possível, utilizar umidificadores ou toalhas molhadas e baldes/bacias com água espalhados pelo ambiente no período de maior calor.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias