Home / Cotidiano

COTIDIANO

“Entregaram-me o hospital doente e em fase terminal”, diz proprietário

Oficiais de justiça cumpri­ram na manhã de ontem o sequestro judicial do an­tigo hospital Lúcio Rebelo. Estavam presentes os proprietários do hospi­tal Percival Xavier Rebelo Filho, bem como sua esposa Maria Helena Leal Lucio Rebelo, além de familiares, funcionários de confiança da famí­lia e advogados da causa.

Nenhum representante do Hos­pital Adonai (ex hospital Lúcio Re­belo) estavam presentes na ação de retomada. Aparentemente, o hospital estava fechado há vários dias. Também, pode se observar que muitas paredes estavam que­bradas, incluindo as da sala que abrigava o aparelho de ressonân­cia magnética, que foi retirado do local. Não havia nenhum represen­tante dos réus/agravantes no local e a retomada decorreu de forma pacífica, sem resistência.

Os oficiais de justiça determi­naram a troca de todas as fecha­duras e cadeados, os quais deve­rão ser substituídos.

O médico Percival Rebelo de­clarou que o hospital não foi de­volvido como ele o entregou. “Entreguei o hospital em per­feitas condições, com equipes contratadas e em funcionamen­to. Onze meses depois, recebo um hospital caótico, com falta de equipamentos, sujo, abandona­do, sem pessoal, sem estoque de medicamentos, e com uma UTI depredada. Os arquivos médicos e prontuários jogados no chão, como foi constatado pelos ofi­ciais de justiça que emitirão lau­do nos próximos dias.”

Percival Rebelo também desa­bafou que “agora é ter calma e mui­ta força para reorganizar e recons­truir ao que era antes, pois como está, não há a mínima condição dele funcionar imediatamente. Peço a população goiana que tenha pa­ciência, pois despenderei todo meu esforço e trabalho para que isso ocorra no menor período de tempo”.

O médico ressaltou também a condição que encontrou a unida­de hospitalar. “Entregaram-me o hospital doente e em fase termi­nal”, afirma.

REESTRUTURAÇÃO

Sobre a parte financeira, Perci­val Rebelo disse que “haverá de ha­ver uma reestruturação, uma vez que não foi encontrado nenhum livro de caixa ou contabilidade.”

Caroline Marques Sandre, ad­vogada dos autores na Ação de Rescisão Contratual c/c Nulidade e Perdas e Danos esteve presente durante toda a ação de retomada da administração do hospital que reconduziu o médico Percival Re­belo à posição de responsável téc­nico do hospital, acompanhando pessoalmente a Tutela de Urgên­cia concedida pela Primeira Câ­mara Cível do TJGO.

Sobre a retomada, a advoga­da aguarda a emissão da certi­dão do oficial de justiça, que tra­rá em detalhes a real situação do hospital, para depois se pronun­ciar a respeito da real condição estrutural e física do imóvel, res­peitando o fato de que o proces­so corre em segredo de justiça.

Caroline Marques Sandre dis­se com exclusividade ao Diá­rio da Manhã que “o pedido de tutela de urgência, com funda­mento no art. 301 do Código de Processo Civil, fez-se necessário em razão da inadimplência do contrato de compra e venda do hospital Lúcio Rebelo por parte da compradora.”

Também asseverou: “confor­me constatado inclusive por ata notarial, havia seríssimos riscos de perecimento dos equipamen­tos e à sobrevivência do próprio hospital. Agora a nossa priori­dade é fazer um levantamento e uma avaliação da real situação do Hospital Lúcio Rebelo ”.

Advogada, Elaine Ribeiro Machado que também acom­panhou de perto toda a movi­mentação como uma das pro­curadoras de Percival Xavier Rebelo Filho e Maria Helena afirmou: “a luta continua e não mediremos esforços para que Percival Rebelo Filho e sua es­posa reergam e retomem todas as atividades do Hospital, dan­do continuidade aos 50 anos de excelente trabalho prestado à co­munidade, como importantes contribuintes da área da saúde para todos os goianos.”

A reportagem do Diário da Manhã procurou os represen­tantes dos sequestrados para se manifestarem, mas ninguém foi encontrado no local.

Entreguei o hospital em perfeitas condições, e o recebo após 11 meses em situação caótica. Agora é ter calma e muita força para reorganizar. Peço à população em geral e à clientela que tenha paciência, pois não medirei esforços nem trabalho para que isso ocorra no menor período de tempo” Percival Rebelo

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias