Home / Cotidiano

COTIDIANO

Em uma semana, campanha de vacinação contra pólio e sarampo tem baixa procura em Goiânia

Após uma semana que a Campanha de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo começou, os números das crianças imunizadas não são muito positivas. Segundo dados divulgados nesta segunda-feira (13/08), apenas 8,92% das 72.230 crianças de Goiânia haviam se imunizado contra as doenças. A baixa procura tem deixado as autoridades de saúde preocupadas que alertam para a necessidade de procurar um posto até o dia 31 deste mês, quando a campanha será encerrada.

De acordo com a Superintendente de vigilância em saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Flúvia Amorim, a expectativa é que a participação da população seja maior no próximo sábado (18/08), que é o dia D da campanha. Neste dia, todas as 66 salas de vacinas de Goiânia estarão abertas das 8 horas às 17 horas para atender a população. A superintendente pontua ainda que a vacinação contra essas doenças é importante, pois a cobertura é a única forma de eliminar o risco da doença, ela afirma ainda que a única exceção é quem se vacinou contra o sarampo há menos de 30 dias.

As crianças, ainda segundo a superintendente, vão receber uma dose da vacina Tríplice Viral, que também protege contra caxumba e rubéola, além do sarampo. Já a vacina contra a poliomielite, é oral, conhecida como “gotinha”. Além disso, Flúvia destaca ainda que os pais devem ficar de olho nos horários de funcionamento das salas de vacinas em Goiânia para não perder viagem.  Alguns dos postos de saúde funcionam somente em alguns dias da semana e em outras salas existem horários determinados para a imunização. No setor Criméia Oeste, por exemplo, apesar de estar aberto de segunda à sexta feira, a sala de vacina fecha às 16h30.

A superintendente finaliza afirmando que a cidade tem salas de vacinas e doses suficientes para atender toda a demanda. No entanto, é necessário o compromisso dos pais para levar essas crianças para ser imunizadas. Até o momento, em Goiás, não teve nenhum caso de sarampo confirmado. 

(Foto/Reprodução/Goiás Agora)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias