Home / Cotidiano

COTIDIANO

Museu Pedro Ludovico será reaberto nesta quinta-feira

O Museu Pedro Ludovico (MPL) será reaberto nesta quinta-feira (05/07) após passar por uma reforma. O prédio passou por obras na casa principal e anexos, reforma do telhado, com aplicação de subcobertura, e pintura interna e externa resgatando as cores originais do edifício. A data celebra também os 76 anos do Batismo Cultural de Goiânia.

Segundo a Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce), a cerimônia de reabertura está marcada para as 9h. O Museu Pedro Ludovico Teixeira voltará a receber o público de visitantes, assim como atender a estudantes e pesquisadores do acervo disponível sobre a história da cidade de Goiânia e de seu fundador, Pedro Ludovico Teixeira.

“O Museu volta não somente com a reabertura física, mas também com o ímpeto que vai se fazer mostrar a partir dessa reabertura”, afirmou o superintendente executivo de Cultura PX Silveira.

O Museu e antiga casa de Pedro Ludovico fica no Centro da cidade, na rua Gercina Borges, nº133. A entrada é gratuita.

Pedro Ludovico Teixeira, fundador de Goiânia, era médico, nascido na cidade de Goiás no dia 23 de outubro de 1891, e falecido em Goiânia, no dia 16 de agosto de 1979. Foi casado com Dona Gercina Borges Teixeira, primeira-dama com extenso trabalho social.

Segundo o historiador e superintendente de Ação Cultural da Seduce, Nasr Chaul, a abertura do Museu é fundamental por se tratar de uma casa histórica com documentação ampla sobre Goiânia e sobre Pedro Ludovico.

Segundo Chaul, Pedro é um dos ícones mais importantes de Goiás, um homem que alterou o processo histórico do Estado, um humanista que utilizou o saber médico para resgatar a ideia do século 18 e 19 da mudança da capital.

(Foto Divulgação: Seduce)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias