Home / Cotidiano

COTIDIANO

Kátia critica agrotóxicos e diz que irá apoiar agricultura familiar

A professora Kátia Maria, can­didata do PT ao governo do Esta­do, criticou o projeto que está em tramitação na Câmara Federal – com apoio da presidência da Re­pública –, que libera o uso de agro­tóxicos no Brasil. Durante visita a assentados em Formosa, no Entor­no de Brasília, a candidata defen­deu o apoio a agricultura familiar, ao plantio sustentável, sem agres­são ao meio ambiente e sem a con­taminação dos trabalhadores, do solo e dos mananciais de água que abastecem as cidades. “Vamos po­tencializar o turístico em Formosa valorizando as belezas da natureza e rural na região para possibilitar a abertura de postos de trabalho e o desenvolvimento sustentável. Va­mos investir na capacitação e na assistência técnica para o desen­volvimento da agricultura fami­liar e fomentar o agroextrativismo e a agroindústria”, frisa.

Formosa tem 114 mil habitan­tes e completa 175 anos no dia 1º de agosto. É uma das principais cidade do agronegócio do entor­no norte/nordeste goiano e conta com um enorme potencial turísti­co, com suas cachoeiras e o Salto do Itiquira, uma das maiores be­lezas naturais de Goiás. Tem tam­bém o sítio arqueológico do Bis­nau, com cavernas como o Buraco das Araras. Contudo, os moradores queixam-se de problemas, como a fraca infraestrutura turística.

Kátia Maria realizou uma visita importante ao Sindicato dos Tra­balhadores do Ramo Financeiro de Formosa (Sintraf) onde reite­rou o compromisso com a classe trabalhadora. Kátia ouviu suges­tões de melhores na região acom­panhada do presidente do Partido dos Trabalhadores do município e pré-candidato a deputado fede­ral Mirim, do pré-candidato a de­putado estadual Maurélio, da se­cretária do PT, Thais, do dirigente estadual do partido, Athos Perei­ra, e outras lideranças. “O gover­no de Goiás precisa cumprir com sua função de promover um de­senvolvimento mais harmônico, criando condições para que os municípios possam se desenvol­ver, distribuir renda e gerar qua­lidade de vida”, alega.

Um presídio estadual foi cons­truído no município e no come­ço do ano recebeu presidiários de todo o Estado. Os moradores te­mem que a penitenciária possa influenciar na criminalidade lo­cal e na segurança dos morado­res. O abastecimento de água é um dos problemas mais lembra­dos na cidade, a Saneago iniciou a construção de uma barragem para solucionar a falta de água na estiagem, mas a obra está pa­rada. No ano passado, os mora­dores tiveram que passar por ra­cionamento de água.

Os estudantes da Universidade Estadual de Goiás pedem por mais cursos no Campus e os moradores, reclamam da falta de postos de tra­balho. Kátia Maria acredita no po­tencial agrícola e turístico da re­gião e apresenta propostas para o desenvolvimento destes setores.

Vamos potencializar o turístico em Formosa valorizando as belezas da natureza e rural na região para possibilitar a abertura de postos de trabalho e o desenvolvimento sustentável. Vamos investir na capacitação e na assistência técnica para o desenvolvimento da agricultura familiar e fomentar o agroextrativismo e a agroindústria” Kátia Maria, candidata ao governo de Goiás pelo Partido dos Trabalhadores (PT)

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias