Home / Cotidiano

COTIDIANO

Dicas para enfrentar o desânimo pós-férias

  •  O bom filho à casa torna e traz consigo uma gama de bagagens, boas ou ruins. Saiba o que fazer para voltar à rotina e aproveitar o fim de férias de maneira divertida

“Olha meu amor, vim me despedir, você vai embora, nossas férias chegam ao fim”. Não precisa ser tão trágico a música compos­ta por Roberto Barreiros, que fez muito sucesso na década de 60.

Julho é mês de férias, viagens, passeios e muita diversão.Mas a verdade é que especialistas di­zem que voltar à rotina não é tão simples assim. Isso porque mui­tos passaram o ano planejando as tão sonhadas férias.

SENSAÇÃO

Depois de passar um espaço de tempo longe das tarefas coti­dianas, presume-se que suas ba­terias estejam recarregadas. Mas não é bem assim. É normal bater aquela preguiça e ter a sensação de desânimo pós-férias.

Os sintomas são sono, cansaço, irritabilidade, problemas de con­centração, alterações no apetite e até tristeza são comuns na volta ao trabalho depois das férias.

A primeira dica, para o devido reestabelecimento é ir visitar os pontos turísticos de sua cidade. Vá até museus, parques ou cen­tros de artesanato e aprecie o pôr do sol Eis algumas dicas que te farão voltar ao seu ritmo anterior sem tanto sofrimento:

  1. Reorganize sua rotina. É necessário que o corpo entenda que é preciso entrar no ritmo outra vez
  2. Para evitar o desânimo depois das férias, experimente voltar de viagem alguns dias antes da data de retornar ao trabalho
  3. Aproveite para organizar a casa, lavar a roupa, ir ao supermercado e colocar tudo em ordem.
  4. Durma. Tente ir para a cama no horário de costume e acordar cedo. Dormir um pouco mais é o que todo mundo quer nas férias, mas é preciso criar estratégias para se reaquecer e ir se acostumando com a rotina aos poucos, além de restaura a saúde física e mental. Isso fará com que você se sinta descansado
  5. Para quem exagerou na alimentação, continuar comendo o que chamamos de ‘deslizes’ pode comprometer o resultado obtido durante todo o ano. Retome à boa alimentação e pegue firme na dieta novamente


¨6. O sossego está acabando, mas a sua casa é o seu altar. Por isso, aproveite para ver as séries da Netflix, plataforma de filmes, séries e documentários. As férias podem lhe proporcionar a chance de ver uma maratona da sua série favorita. “Sense8”,“The 100”,“The Walking Dead”,“American Horror Story”,“Orange is The New Black”,“Nurse Jackie” e “La Casa de Papel” estão entre as séries mais assistidas da plataforma.

  1. Se você adora esportes, pratique o seu favorito. Aproveite seu tempo para andar de bicicleta, fazer caminhada, fazer natação ou jogar vôlei ou futebol. Se o esporte for em equipe, reúna os amigos para praticá-lo e passar um tempo com eles.
  2. Leia. Ler aguça a curiosidade, ameniza o estresse e melhora a desenvoltura
  3. Descubra um hobby novo para descobrir novas experiências. Cozinhar, desenhar ou pintar, costura, arte no patins, está entre os mais procurados.
  4. Vá ao cinema. É uma ótima oportunidade de se reunir com amigos
  5. Faça uma faxina no seu quarto. Por mais que pareça ser uma atividade chata e cansativa, arrumar o quarto te permite organizar móveis e objetos à sua maneira. Aromas ambientais com um cheiro agradável dão o toque de leveza que você precisa para se animar.
  6. Faça um passeio pela sua cidade e aproveite para dançar: a dança aumenta a frequência cardíaca, ajudando o coração a bombear mais sangue para o corpo e para os músculos, melhora a sensualidade, o ritmo, a flexibilidade, a agilidade e a coordenação motora. Em pouco tempo, nota-se que os benefícios vão muito além do bem-estar físico.

Gentileza gera gentileza

Finalmente, faça coisas legais, que te dão prazer. Não é porque a rotina está de volta que tem que ser chato e entediante. Combine de sair com amigos e finalmente faça coi­sas que te deixam feliz. Se cerque de pessoas legais e deixe as que te abor­recem longe da sua faixa de alcance. Seja gentil consigo mesma e com os outros, pois gentileza gera gentileza.

Faça algo bom para você. Isso aumenta sua auto estima. É fun­damental que você se aceite como você é. Respire devagar e tome um pouco de sol, e siga em frente.

Aproveite o descanso que você teve para voltar à rotina com tudo, pensar em novos projetos, metas e, quem sabe, planejar as próximas férias.

É por isso que a música de Ro­berto Barreiros é tão atual, apesar de ter sido escrita no século passa­do: “Escreva bem depressa, e leve meu retrato, com pequena frase, que atrás lhe dediquei. Se lembra

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias