Home / Cotidiano

COTIDIANO

Tudo começou com um medalhão

Imagine uma festa que reú­ne emoção, fé, narrativas de milagres, diversão e turismo. Este é o clima da Romaria do Di­vino Pai Eterno, que atrai devotos de todo o Brasil. A maioria deles chega para agradecer por bênçãos alcançadas e faz questão de dei­xar seu testemunho pelas ruas do município goiano.

A Romaria do Divino Pai Eter­no começou na última sexta-feira, no dia 22 de junho, e segue até o dia 1º de julho. Trata-se do maior evento religioso do Centro-Oeste e o segundo maior do País.

Vários elementos culturais e re­ligiosos dos goianos estão presen­tes na festa. Uma delas é perene: a Via-Sacra, localizada na GO-060, patrimônio imaterial da cultura goiana, e obra fantástica do pin­tor Omar Souto.

Sua obra testemunha os romei­ros que caminham em direção da cidade religiosa.

Os painéis retratam a Paixão de Cristo e valorizam um dos valores essenciais do povo goiano.

A obra de Omar é reverenciada a cada Festa do Divino e aos poucos se solidifica como uma das imagens “santas” mais populares do país. A cada ano, cerca de três milhões de pessoas caminham do seu lado, ora contemplando ora utilizando a obra de Omar para falar com Deus.

Mais uma imagem mais antiga guarda todo o segredo da festa. Em 1840, os agricultores Constantino Xavier Maria e Ana Rosa de Olivei­ra vieram se estabelecer nas proxi­midades do córrego do Barro Preto, distante aproximadamente vinte e dois quilômetros do município de Campininha das Flores, hoje Cam­pinas, bairro de Goiânia.

Constantino e sua mulher que­riam implementar uma lavoura no local e trabalhavam, eles mesmos, as terras. Certo dia, quando o ma­rido carpia as terras macias da bei­ra do córrego, a enxada tocou em algo mais duro. Pensou ser uma pedra. Ao conferir, percebeu ser o objeto um medalhão muito boni­to, feito de barro, com mais ou me­nos meio palmo de circunferência.

Levou o medalhão para casa, limpou-o e notou que estava re­presentada ali uma cena religio­sa de grande beleza. Com traços meio simples e rústicos, mas mui­to eloquentes, estava a Santíssima Trindade coroando a Virgem Ma­ria. Por serem pessoas piedosas, ficaram tomados de emoção, bei­jaram o medalhão sagrado e o colo­caram em uma espécie de oratório improvisado, num lugar de desta­que na sala da casa onde moravam.

A família, incentivada pelo ca­sal, passou a rezar, todas as noites, diante do medalhão encontrado. Logo a notícia se espalhou e os pou­cos outros moradores locais passa­ram a rezar junto a eles, venerando a Santíssima Trindade. Em 1848, foi construída a primeira igreja para abrigar o precioso medalhão. Pri­meiramente coberta de folha de buriti, a capela foi sendo ampliada para receber os fiéis que acorriam ao local em número cada vez maior.

Em 1876, foi construída, às mar­gens do Córrego barro Preto, uma terceira capela. O primeiro San­tuário do Divino Pai Eterno, hoje conhecido como Santuário Velho. Atualmente tor­nou-se Igreja Matriz de Trindade, está no centro da grande ci­dade que se formou ao seu redor.

Para melhor vene­rar a imagem, Cons­tantino foi à cidade de Pirenópolis (GO) e pro­curou Veiga Valle, famo­so artista plástico, autor de imagens sacras, pedin­do que retocasse o medalhão. Veiga Valle preferiu fazer uma outra imagem em tamanho maior, em madeira policromada, como era seu estilo. Constantino não ti­nha dinheiro suficiente para pa­gar por aquele trabalho, então deu o dinheiro que possuía e seu cavalo como pagamento. Como não tinha outro meio para regressar à Vila do Barro Preto, re­tornou cami­nhando num trajeto de mais de 100 km. Foi assim a primeira grande caminhada a Trin­dade. Hoje, um forte costume entre católicos goianos e de outros Es­tados caminharem a pé, pelos menos os 18 quilô­metros da estrada que de­manda o santuário, chama­da hoje Rodovia dos Romeiros. A imagem feita por Veiga Valle re­trata exatamente a cena que havia no medalhão. E hoje pode ser vis­ta no altar todo confeccionado em madeira nobre ornamentado com filetes de ouro, no antigo Santuário, no centro da cidade.

PROGRAMAÇÃO DA ROMARIA DO DIVINO PAI ETERNO 2018

PROGRAMAÇÃO DIÁRIA

5h–Alvorada Festiva na Matriz e no Santuário Basílica

5h30–Procissão da Penitência da Matriz ao Santuário Basílica

Matriz–Missas: 7h,11h,16h e 18h30.Oração do Terço:13h.Nove­nas: 9h e 14h

Santuário Basílica–Missas: 6h, 7h, 10h, 12h, 17h30 e 22h. Oração do Terço: 14h e 19h. Novenas: 8h30 e 15h.

Novena Solene: 20h

Confissões–Todos os dias, no Santuário Basílica e na Matriz, das 6h às 21h

Batizados–Todos os dias, no Sa­lão Paroquial da Igreja Matriz, às 10h

Dia 24 de junho – Domingo

5h – Saída da 12ª Romaria Fran­ciscana – Trevo de Goiânia

10h – Missa da 12ª Romaria Franciscana – Santuário Basílica

Dia 26 de junho – Terça-feira

18h – Saída da 1º Romaria Moto­ciclística – Portal da Fé

19h – Bênção dos motociclistas – Santuário Basílica

Dia 28 de junho – Quinta-feira

5h – Saída da 5ª Romaria da Soli­dariedade – Trevo de Goiânia

9h – Romaria dos Carros de Boi com bênção para os Carreiros – Pra­ça da Matriz

17h30 – Missa das Obras Sociais Redentoristas – Santuário Basílica

Dia 29 de junho – Sexta-feira

9h – Desfile dos Cavaleiros e Mu­ladeiros – Praça da Matriz

17h30 – Missa com os Cavaleiros e Muladeiros – Santuário Basílica

20h – Novena Solene com par­ticipação dos internos da Vila São Cottolengo

Dia 30 de junho – Sábado

12h – Missa com os Foliões – Santuário Basílica

14h – Encontro dos Carreiros – Salão Paroquial da Igreja Matriz

17h30 – Missa com os Carreiros – Praça do Santuário Basílica

Missas na Madrugada:

23, 24, 29 e 30 de junho e 1º de julho

Santuário Basílica: 0h, 2h e 4h

Obs: No dia 1º não haverá Mis­sa às 4h

DIA DA FESTA

1º DE JULHO – DOMINGO

4h – Alvorada festiva com fogos e sinos

4h45 – Procissão da Penitência

5h45 – Santa Missa na Praça do Santuário Basílica

8h – Missa Solene da Festa (Lan­çamento Oficial do livro – Pélagio Sauter – O Apóstolo de Goiás, au­tor: Pe. Clóvis Bovo)

17h – Procissão Luminosa e Ce­lebração de Encerramento, saindo da Matriz até a Praça do Santuário Basílica (Levar velas)

Missas deste dia:

Matriz: 11h, 12h30 e 14h

Santuário Basílica: 10h30, 12h, 13h30 e 15h

2 DE JULHO – Segunda-feira

5h – Toque de despertar

Missas no Santuário Basílica: 5h30, 7h, 10h e 19h30

MISSAS NA MATRIZ: 7H, 9H E 19H

Significado para o Divino Pai Eterno

Divino Pai Eterno, para os cristãos católicos, é uma das referências à imagem de Deus­-Pai, a primeira pessoa da San­tíssima Trindade. A segunda é  o Filho de Deus, Jesus Cristo, e a terceira, o Espírito Santo de Deus.

A imagem venerada na cidade goiana de Trindade com o nome de Divino Pai Eterno é a repre­sentação de um dogma católico: a coroação da Virgem Maria pela Santíssima Trindade, no céu, para onde a mãe de Jesus foi elevada no final da sua vida na Terra.

Neste ano, o tema da festa é “Pai Eterno, somos Teus filhos”. De acordo com o reitor do Santuá­rio Basílica do Divino Pai Eterno, Pe. Edinisio Pereira, a escolha do tema foi inspirada no Ano do Lai­cato, proclamado pelo Papa Fran­cisco e pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para 2018. “Daremos todo o destaque para a participação e trabalho dos leigos dentro da Igreja, onde eles vivem a sua fé, mas de tal modo que ela estenda-se às suas famí­lias, locais de trabalho e onde mais ele está inserido e exerce a exten­são da sua vida de fé”, pontuou.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias