Home / Cotidiano

COTIDIANO

Arraiá da Avenida C completa 40ª Edição

Seu Ananias e Dona Iva Maria de Oliveira vieram do Estado do Mato Grosso, Serra do Roncador, Xingu, para Goiás no início dos anos 70 e trouxeram as tradições da família, provenientes da cultu­ra católica, relativas ao mês de Ju­nho, onde eram comemoradas as três festas tradicionais: dia de Santo Antônio, São João e São Pedro, com datas comemorativas de 13, 24 e 29 de junho, respectivamente.Eram os famosos ‘bailes’, onde comidas tí­picas derivadas do milho e a bata­ta doce não podiam faltar, assadas em uma grande grande fogueira er­guida em louvor aos santos divinos. Não vamos esquecer do ‘quentão’. Era a oportunidade em que toda a família se reunia: irmãos, primos, sobrinhos e os vizinhos.

Quando a família se mudou para Goiânia, as tradições cultu­rais continuaram e priorizaram o dia São João, o santo do amor. Pri­meiros moradores do bairro Novo Horizonte, seu Ananias e Da Iva mantiveram a grande festa, com fogueira e tudo. Na época, a rua não era asfaltada e não tinha mo­vimento de carros. A família con­tinuou a se reunir e festejar, junta­mente com a família, os vizinhos, e gente de outras cidades e esta­dos, passando a ser calendário obrigatório para todos.

A festa continuou tradiciona­líssima e este ano o ‘Arraiá da Ave­nida C’ comemora seu quadra­gésimo ano, com tudo que uma boa festa junina requer: música, comidas típicas, fogueira, batiza­do e casamento na roça. A festa é pensada com antecedência e os organizadores não dormem des­de a véspera até um dia depois. A preparação já começou: A Enel já instalou as luzes na rua; 5 mil ban­deirolas e 300 flores de papel farão parte da decoração, bem como as cercas com folha de coqueiro, as quais foram trazidas por um pa­rente de uma fazenda nos arredo­res de Goiânia. Também a quadri­lha campeã ‘Arriba Saia’ fará uma apresentação especial.

Uma grande fogueira está sen­do montada no local: é a princi­pal atração.Também apresentarão quadrilhas profissionais, sanfo­neiros, catireiro. É prazeroso ver toda a família empenhada em ar­rumar tudo, se juntar para fazer as flores de papel, para erguer a cer­ca com caibro e cobrir de palha de coqueiro, é um coletivo. As crian­ças que dançavam quando a famí­lia se mudou, agora são adultos e trazem seus filhos e netos.

FESTA

No próximo sábado, dia 23, quem for conferir a grande fes­ta da Avenida C poderá compro­var que ainda há famílias unidas, que por um pretexto como este,­qual seja o dia de São João, se reú­ne para festejar a vida, a amiza­de e o santo do amor. Bom para a cultura de Goiás, que está sen­do preservada.

A festa ‘Arraiá da Avenida C’ é considerada um tradição na cidade de Goiânia, sendo hoje tida como a festa junina popu­lar mais tradicional da Capital.

Estão todos convidados.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias