Home / Cotidiano

COTIDIANO

1 milhão e trezentas mil pessoas nos 7 primeiros dias da Festa de Trindade

Cerca de um milhão e tre­zentas mil pessoas já pas­saram por Trindade nes­tes 7 primeiros dias da Romaria do Divino Pai Eterno. Pelo menos este foi balanço feito pela sala de gestão integrada que reúne repre­sentantes da Basílica, de vários órgãos da Prefeitura de Trinda­de, Corpo de Bombeiros e polí­cias Militar e Civil. O destaque da romaria de ontem foi o desfile de cavaleiros e muladeiros. Cerca de 6 mil, vindos de várias partes de Goiás e do Brasil, estiveram pre­sentes no carreiródromo. Anteon­tem, o destaque foi o desfile de carros de boi. 361 carreiros con­duziram seus carros de boi sob aplausos de um carreiródromo lotado de fiéis do Padre Eterno.

Fábio Caetano Rabelo, da caval­gada de Firminópolis, a 150 quilô­metros de cavalgada até Trindade, diz que foram 4 dias de viagem, pa­rando e dormindo em fazendas até chegar a Festa do Divino Eterno. “Foi muito gratificante chegar aqui. Somos ao todo 45 cavaleiros e mu­ladeiros de Firminópolis. O Pai Eter­no é tudo pra gente. É o 3º ano que a gente vem agradecer as graças re­cebidas. Seu Sebastião, que partici­pa da romaria desde 88 vindo a pé, também mostra fé no Divino Pai Eterno. “Vinha a pé, depois tive pro­blemas no joelho e comecei a vir a cavalo. Aí o Divino Pai eterno aten­deu meu pedido e continuo vindo até hoje. Ano que vem estou de vol­ta”, afirma o animado cavaleiro.

PROGRAMAÇÃO

Com a Festa de Trindade che­gando ao fim, nestes dois últimos dias da romaria uma programação intensa está sendo preparada para atender uma maior quantidade de devotos do Divino Pai Eterno. Mui­tos romeiros preferem vir na reta final da romaria justamente para acompanhar todas estas ativida­des especiais. Desde a madrugada deste sábado, além da programa­ção diária, estão sendo celebradas as chamadas missas da madruga­da em três horários: meia-noite, 2 e 4 horas da madrugada. Menos na madrugada de domingo que não terá a missa das 4 horas.

Neste sábado, dentre as ativida­des especiais programadas, será realizada a tradicional Folia de Reis e a Missa com os Foliões às 12 ho­ras no Santuário Basílica. A cele­bração é marcada pela presença de foliões que vêm de diversas ci­dades do Estado de Goiás e de ou­tros Estados para este momento de fé com o Divino Pai Eterno.

Outra atração é a Missa dos Car­reiros na área externa do Santuá­rio Basílica, às 17h30. A missa será celebrada pelo reitor do Santuário Basílica, padre Edinisio Pereira, que fala com emoção da celebra­ção. “Esta é uma das celebrações mais emocionantes da Festa em Louvor ao Divino Pai Eterno. É o momento em que os carreiros co­roam mais uma Romaria e recar­regam a fé para seguir por mais um ano e se preparar para a Romaria seguinte”, diz o reitor do Santuário.

Além desta programação es­pecial estão sendo preparadas di­versas outras atividades de lazer e culturais no Cine Teatro da Afipe – Associação Filhos do Pai Eterno para atender o grande número de romeiros nestes dois últimos dias de Festa de Trindade .

NÚMEROS

Mais de 180 mil pessoas foram atendidas no Centro de Apoio ao Romeiro (CAR) desde a inaugura­ção do espaço, no último dia 21 até na última quinta-feira. A expecta­tiva é que até o fim da festa sejam atendidas 300 mil pessoas. Na saú­de foram feitos 5.435 atendimen­tos durante os 7 primeiros dias da Festa nos 4 pontos de apoio espa­lhados pela cidade.

PROGRAMAÇÃO DIÁRIA

5h – Alvorada festiva na Matriz e no Santuário Basílica

5h30 – Procissão da Penitência da Matriz ao Santuário Basílica

Matriz

Missas: 7h, 11h, 16h e 18h30

Oração do Terço: 13h

Novenas: 9h e 14h

Santuário Basílica

Missas: 6h, 7h, 10h, 12h, 17h30 e 22h

Oração do Terço: 14h e 19h

Novenas: 8h30 e 15h

Novena Solene: 20h

Confissões

Todos os dias, no Santuário Basílica e na Matriz, das 6h às 21h

Batizados

Todos os dias, no Salão Paroquial da Igreja Matriz, às 10h

PROGRAMAÇÃO ESPECIAL

Dia 30 de junho – Sábado

12h – Missa com os Foliões – Santuário Basílica

14h – Encontro dos Carreiros – Salão Paroquial da Igreja Matriz

17h30 – Missa com os Carreiros – Praça do Santuário Basílica

Missas na Madrugada:

23, 24, 29 e 30 de junho e 1º de julho

Santuário Basílica: 0h, 2h e 4h

Obs: No dia 1º não haverá Missa às 4h

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias