Home / Cotidiano

COTIDIANO

Operação apreende 1,7 tonelada de mercúrio

Uma operação realizada pelo Ibama e a Receita Federal, aprendeu 1,7 tonelada de mercúrio em Santa Catarina. A carga que veio da Turquia, chegou ao Porto de Itajaí no dia 29 de março e seria enviada para a Amazônia.

Os agentes ambientes estão de olho nesse tipo de carga desde o início deste ano, quando em janeiro apreenderam 430 quilos de mercúrio na sede da empresa Quimidrol. Os responsáveis da importadora foram autuados por apresentação de informações falsas ao instituto e m R$ 1,5 milhão por venda ilegal.

Dessa vez, a empresa terá que devolver a 1,7 tonelada da substância ao país de origem. Após confirmação de que um carregamento de mercúrio abasteceria garimpos ilegais de ouro na Amazônia, as atividades da importadora foram suspensas.

Segundo informações dos agentes ambientais, havia uma empresa de fachada em Várzea Grande, no Mato Grosso, que simulava vender e transportar o produto para eles. Mas na verdade, no local funcionava uma mercearia.

O carga foi interceptada no momento de desembarque e permanece retida no controle alfandegário. A empresa tem até 30 dias para devolver o mercúrio a Turquia, conforme ordem dada pela Receita Federal. O uso de mercúrio foi proibido no país desde 2017, assinado em um tratado internacional, durante discussões da Convenção de Minamata.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias