Home / Cotidiano

COTIDIANO

Morre ex-secretário de Agricultura de Goiás, José Magno Pato

Foto:Divulgação/Sindicarne


Faleceu na madrugada deste sábado, 12, em Goiânia, aos 80 anos, o presidente do Sindicato da Indústria de Carnes e Derivados de Goiás (Sindicarne), o médico-veterinário José Magno Pato. Ele foi secretário estadual da Agricultura e cunhado do ex-prefeito de Aparecida de Goiânia, Maguito Vilela.

Pato estava internado no Instituto Neurológico de Goiânia, no Setor Bueno, e foi vítima de uma hemorragia digestiva, isquemia cerebral e falência múltipla de órgãos.

Em comunicado à imprensa, Maguito demonstrou pesar pela morte do “cunhado e amigo”. No texto, o ex-prefeito conta que Pato era casado com a irmã dele, Nice Helena Vilela Pato e deixou quatro filhos e nove netos.

O corpo está sendo velado no Cemitério Parque Memorial de Goiânia, localizado na GO-020, saída para Bela Vista de Goiás. O sepultamento acontecerá ainda neste sábado às 17h.

Através de nota, o governador de Goiás, José Eliton (PSDB) manifestou seu pesar pela morte do presidente e ressaltou sobre a importância de Pato para que o Estado se tornasse uma referência na produção de carne bovina.

Leia nota na íntegra:

NOTA DE PESAR PELO FALECIMENTO DE JOSÉ MAGNO PATO

Recebemos com pesar a triste notícia do falecimento de José Magno Pato, um dos líderes empresariais e classistas mais importantes da história recente de Goiás, e transmitimos nossa solidariedade à família, aos amigos e colaboradores.

Mineiro de nascimento e goiano por decisão, José Magno Pato dedicou sua vida ao desenvolvimento econômico e humano de Goiás. Sua competência e liderança foram decisivas para o desenvolvimento da pecuária goiana e brasileira. Sua firme atuação no combate à febre aftosa, como secretário de Agricultura do Governo de Goiás (1983-1986), foi fundamental para que o Estado se tornasse um dos líderes na produção de carne bovina no Brasil, com a geração de milhares de empregos.

Como presidente do Sindicato da Indústria de Carnes e Derivados de Goiás (Sindicarne), nos últimos 20 anos, e do Fundo de Desenvolvimento da Pecuária (Fundepec) de Goiás, para o qual colaborava como conselheiro até agora, José Magno Pato atuou na consolidação dos marcos legais, dos incentivos e das políticas do setor, sem os quais nosso Estado não teria se transformado na economia dinâmica, forte e diversificada dos dias atuais.

Com profundo pesar, nos juntamos às orações pela memória de José Magno Pato, cujo exemplo de vida e trabalho certamente permanecerão como referência na construção de um Estado cada vez melhor para os goianos.

José Eliton

Governador de Goiás

Histórico

José Magno nasceu em Perdões (MG), se formou em Medicina Veterinária na Universidade Federal de Minas Gerais e se mudou para Goiânia na década de 1960, para lesionar na Universidade Federal de Goiás.

Nesse período, foi nomeado pelo Ministério da Agricultura como um dos cinco membros de uma comissão que cuidava de toda a política de crescimento da pecuária brasileira.

Pato assumiu a Secretaria de Agricultura em 1983, atendendo convite do então governador Iris Rezende.

No comunicado de Maguito, ele destaca que o cunhado foi responsável por incrementar o trabalho de vacinação contra a febre aftosa em Goiás. Além disso, criou o projeto “Lavoura Comunitária” para intensificar a produção de seringueiras e incrementou o serviço de fiscalização vegetal.

José Magno também foi, em 1986, secretário Nacional de Defesa Agropecuária e segundo o jornalista Wandell Seixas, Pato “contribuiu de” maneira “decisiva pelo desenvolvimento da pecuária goiana”. Era uma voz “respeitada no meio agropecuário goiano” e brasileiro.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias