Home / Cotidiano

COTIDIANO

Goiás +Enem estreia na TBC

Começou ontem, a exibição do Goiás + Enem na TV. Criado pela Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce), em parceria com a Agência Brasil Central (ABC), o programa irá ao ar todo domin­go entre 10h30 e 11h, na progra­mação da Nova TV Brasil Central (TBC). O objetivo é reforçar os es­tudos dos alunos que estão se pre­parando para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) utilizan­do, para isso, um material pedagó­gico interativo e dinâmico.

A abertura do programa foi rea­lizada pelo governador José Eliton, que demostrou satisfação e alegria com o início da transmissão tele­visiva das aulas do Goiás + Enem na TV. O governador explicou que a linguagem utilizada pelos pro­fessores será leve e descontraída, para a construção de um futuro melhor. “Estamos preparando os jovens goianos para o desafio gi­gantesco de fazer o Enem que, por sua vez, possibilita abrir perspec­tivas para o curso superior”, desta­cou José Eliton no lançamento ofi­cial do programa , que ocorreu no último dia 25 de abril.

O Goiás + Enem nos Polos e o Goiás +Enem na TV são progra­mas que caminharão juntos. O superintendente de Gestão Peda­gógica da Seduce, professor Mar­celo Jerónimo, também participou da abertura e enfatizou que essa é mais uma ação do Goiás + Educa­ção. “ Aqui o aluno terá aulas de qualidade preparadas por profes­sores da rede com dicas e orienta­ções. Esta é uma inovação do go­verno do estado para democratizar a preparação e a orientação dos nossos jovens para o Enem. Além do programa na TBC, o estudante da rede estadual poderá partici­par das aulas presenciais aos sába­dos em um dos 200 polos do pro­jeto Goiás+ Enem, para isso basta se informar na própria escola”, dis­se Marcelo na transmissão da TV.

Nesta primeira transmissão, os alunos puderam acompanhar au­las de matemática, com o tema es­tatística; de Português sobre fun­ção metalinguística; e de Química, com abordagem ambiental.

Para o titular da Seduce, profes­sor Marcos das Neves, a proposta do governo de Goiás é levar uma série de vantagens aos alunos da rede pública. “Nossos estudantes vão sair na frente quando o as­sunto é preparação para o Enem. Eles têm à disposição um mate­rial muito rico para orientar a ro­tina de estudos. O Goiás + Enem na TV será reprisado na TBC ao longo da semana e também esta­rá disponível em outras platafor­mas, YouTube para que o interes­sado assista no momento em que achar mais adequado”.

*CONTEÚDO*

O periódico vai caminhar jun­to com o Goiás +Enem presencial. Todo domingo, a edição que vai ao ar será diretamente ligada ao que os alunos estudarão duran­te a semana. O programa aborda­rá quatro áreas de conhecimento: linguagens; matemática; ciências humanas e ciências da natureza.

O Goiás +Enem na TV será exi­bido de maio a outubro. Em julho terá edições especiais para esti­mular os estudos durante o perío­do de férias. Além de ser uma fer­ramenta extra e gratuita para os alunos da rede pública de ensino, a parceria entre a Seduce e a TBC vai beneficiar os goianos em ge­ral, uma vez que qualquer pessoa que tenha TV em casa pode assis­tir aos programas e atualizar seus estudos. O conteúdo é sequencial e de fácil compreensão.

Toda a parte pedagógica do Goiás +Enem na TV foi elabora­da pela equipe da Seduce. Já a produção e gravação ficam a car­go da TBC, que conta com estru­tura de ponta para oferecer aos telespectadores um conteúdo de qualidade. “A ABC está passando por mudanças estruturais e con­ceituais. Além de um jornalismo mais interativo, estamos focando em projetos que ofereçam mais conhecimento ao espectador, e o Goiás +Enem na TV é um exem­plo disso”, destacou o presidente da ABC, João Bosco Bittencourt.

*INSCRIÇÕES PARA O GOIÁS + ENEM NOS POLOS*

Criado em 2015, o Goiás + Enem é uma maratona gratui­ta de aulas que prepara os con­cluintes do Ensino Médio para o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) e vestibulares. O período de inscrições foi prorrogado até 12 de maio, pelo site www.seduc.go. gov.br/goiasenem. As aulas terão início no dia 12 de maio e se esten­dem até o mês de outubro.

Todo o conteúdo das aulas é preparado por uma equipe capa­citada de professores da Seduce, levando em conta a Matriz de Referência do Enem. O objetivo do projeto é reforçar ainda mais a formação dos alunos da rede pública, contribuindo para que alcancem um bom desempe­nho e tenham sucesso no aces­so ao Ensino Superior. Na práti­ca, funciona como uma espécie de “cursinho” gratuito.

Desde que foi lançado o projeto fez tanto sucesso en­tre os alunos que as vagas pre­cisavam passar por sorteio, tamanha procura. Por deter­minação do governador José Eliton, o Goiás Enem este ano ampliou as vagas e os muni­cípios atendidos. A partir de agora todas as 40 Coordena­ções Regionais de Educação, Cultura e Esporte (Creces) se­rão contempladas. A marato­na de aulas ocorrerá em 110 municípios, onde funciona­rão 200 polos. Resumindo, a abrangência do Goiás Enem este ano é sete vezes maior do que a última edição.

No ano passado, o projeto foi realizado em 28 polos, dividi­dos em 17 Creces. Foram aten­didos 4.960 alunos, e a expecta­tiva desde ano é oferecer cerca de 40 mil vagas. Ao final do pe­ríodo de inscrição dos alunos da rede pública estadual, caso haja algum polo com vagas li­vres, elas serão abertas a outros estudantes da comunidade em geral que queiram participar.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias